A Hyundai lança no Brasil o Creta N Line, primeiro modelo da linha de carros com visual esportivo. A versão se diferencia das demais na gama do SUV pela aparência arrojada e mais chamativa. Entretanto, não traz alterações na mecânica. Inclusive, em vez de usar o motor 2.0 16V flex de 167 cv da versão topo de linha Ultimate, o Creta N Line vem com o 1.0 turbo flex de três cilindros e até 120 cv, presente nas configurações de entrada e na linha HB20.
Com isso, a nova versão fica posicionada logo abaixo da Ultimate 2.0, da qual herda conteúdos. E logo acima da Platinum (intermediária), com preço de R$ 159.490. O SUV já está em pré-venda com 200 unidades disponíveis. Para quem fizer a reserva, a Hyundai dará um bônus de mil reais de combustível em parceria com a Shell, bem como um ano de mensalidade grátis no Sem Parar. Além disso, vão ganhar 10% de seguro no Santander Auto.
Vale ressaltar que a linha N Line é um braço da divisão esportiva N da Hyundai, criada há cerca de 10 anos com a versão preparada do i20 – o primo rico do HB20 feito para os europeus. Desde então, a marca começou a trabalhar a grife esportiva, mas ela nunca veio ao Brasil e ainda deve demorar. De toda forma, a vinda da linha N Line é um primeiro passo. Na prática, tem o tempero da divisão N, mas sem uma preparação mais profunda. É algo como as versões S Line, da Audi, e AMG Line, da Mercedes-Benz. Ou seja, mais visual que desempenho.
Afinal, o que mudou?
Com uma aparência mais imponente, o Creta N Line recebeu mudanças simpáticas no visual. Na dianteira, por exemplo, a grade foi repaginada e tem um acabamento cromado escuro, bem como o emblema da linha “N Line”. Nesse sentido, os faróis de LEDs também ganham detalhes escurecidos, além das luzes de seta em novo formato. Já os para-choques dianteiro e traseiro trazem protetor na cor preta, bem como detalhes em cinza brilhante.
Da mesma forma, as laterais passam a contar com elementos exclusivos da versão, como os retrovisores em preto brilhante. Contudo, o destaque fica para as rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas, que exibem desenho diferente das demais versões. Ainda por fora, a traseira também preserva as linhas gerais do novo Creta, e adiciona lentes escurecidas nas lanternas. Além disso, traz, é claro, uma vistosa ponteira dupla de escape.
Por dentro, o Creta N Line não tem grandes transformações, mas ganhou acabamentos que deixaram a cabine com apelo mais esportivo. Tanto os bancos, quanto o volante e a alavanca do câmbio exibem novo visual e acabamento diferente. As peças são revestidas com couro preto e possuem costuras vermelhas. No mais, o painel ganhou detalhes na cor grafite nas saídas de ar, assim como as maçanetas. Por fim, os pedais contam com acabamento em metal. Outro destaque é o teto solar panorâmico, que adiciona requinte à versão.
Boa lista de equipamentos
Em relação às tecnologias, o Creta N Line traz lista bem similar à da versão Ultimate. Dessa forma, conta com a já central multimídia de 10,25 polegadas, bem como com o quadro de instrumentos digital de 7″. Além destes, oferece carregador sem fio para smartphones, chave presencial com acionamento do motor por botão, programa de direção com diferentes modos, freio de estacionamento eletrônico com AutoHold e paddle-shifts para troca de marchas. Além disso, tem comando de voz aprimorado e capaz de abrir os vidros e o teto solar.
Mas não para por aí. O SUV com pegada esportiva da Hyundai também vem recheado de equipamentos de segurança, o que inclui sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, frenagem automática de emergência, sistema de permanência e centralização em faixa, faróis altos adaptativos, detector de fadiga, câmeras 360°, entre outros.
Motor é 1.0, mas podia ser o 2.0
A proposta da divisão N Line da Huyndai é similar à da linha GR-S da Toyota. A japonesa lançou no Brasil os modelos GR-Sport, que tem como foco alterações visuais e aprimoramentos na suspensão. Entre eles, o SUV Corolla Cross e a picape Hilux.
Dito isso, o novo Creta N Line é equipado com o motor 1.0 turbo flex, disponível nas versões mais baratas do SUV. Ele gera 120 cv de potência e 17,5 mkgf de torque. Contudo, para a proposta da versão, seria mais interessante que viesse com o 2.0 16V flex de 167 cv e 20,6 mkgf de torque, presente na versão mais cara Ultimate. Seja como for, o 1.0 é combinado ao já conhecido câmbio automático de seis marchas e promete consumo moderado.
De acordo com a Hyundai, o Creta N Line recebeu ajustes de engenharia, com novos amortecedores e molas que deixam a suspensão mais firme. Além disso, a direção recebeu uma nova calibração que, segundo a marca, tem respostas mais diretas.