Cerca de um mês depois de estrear, o novo HB20 está disponível nas concessionárias brasileiras da Hyundai a partir desta sexta-feira (5). O hatch compacto recebeu uma reestilização que deixou o visual bem diferente da versão anterior, à venda no País desde em setembro de 2019. Desta vez, o modelo traz estilo mais moderno e impactante, especialmente na traseira, com lanternas interligadas que formam uma peça única.
Para além do novo visual, o Hyundai HB20 linha 2023 incorpora várias novas tecnologias que o colocam como um dos hatches compactos mais avançados do segmento. Para começar, passa a oferecer seis airbags como padrão, adicionando bolsas do tipo cortina que cobrem as janelas das quatro portas – ou seja, protege os passageiros do banco de trás. Além disso, nas versões mais caras, vem recheado de recursos semiautônomos.
O pacote Smart Sense do novo HB20 agora tem alerta de ponto cego nos retrovisores, assistente de centralização de faixa (faz correções no volante para manter o veículo dentro da pista) e frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas. Há ainda monitoramento de tráfego cruzado da traseira em manobras de ré (como ao sair de vagas em shoppings) e alerta de saída segura, que avisa se vem algum veículo na hora de desembarcar.
Estes recursos evidentemente estão disponíveis na versão mais cara Platinum Plus 1.0 turbo (R$ 114.390), assim como os faróis e lanternas iluminados com LEDs. Entretanto, o novo HB20 vem com uma lista bem interessante desde a versão de entrada Sense (R$ 76.690). Há, por exemplo, controles eletrônicos de estabilidade e de tração, assistente de saída em rampas, além dos seis airbags e dos obrigatórios freios com ABS e Isofix para cadeirinhas infantis.
Os preços do novo Hyundai HB20
- Sense 1.0 flex MT5 – R$ 76.690
- Comfort 1.0 flex MT5 – R$ 79.990
- Limited 1.0 flex MT5 – R$ 85.490
- Comfort 1.0 turbo flex MT6 – R$ 93.790
- Comfort 1.0 turbo flex AT6 – R$ 99.390
- Platinum 1.0 turbo flex AT6 – R$ 105.390
- Platinum Plus 1.0 turbo flex AT6 – R$ 114.390
O que tem cada versão
Sense – A versão de entrada do novo Hyundai HB20 vem muito mais forte nos conteúdos com esta reestilização. De fábrica, traz seis airbags, freios com ABS e EBD, assistente de partida em rampas, Isofix e controles eletrônicos de estabilidade e de tração. Além disso, tem luzes diurnas (DRL), vidros dianteiros e travas com acionamento elétrico, ajuste de altura do banco do motorista e controle de cruzeiro com limitador de velocidade. Por fim, o HB20 básico traz também painel de instrumentos com display TFT de 3,5 polegadas e computador de bordo, e rádio com conexão Bluetooth.
Comfort – A segunda versão da linha 2023 do HB20 é uma das mais interessantes em termos de relação custo-benefício. Além dos itens da versão Sense, adiciona chave do tipo canivete, vidros elétricos traseiros, retrovisores com ajuste elétrico, porta USB de carregamento rápido, alarme, rodas de liga leve de 15 polegadas e maçanetas e capa dos retrovisores na mesma pintura da carroceria. Por fim, também adiciona a central multimídia com tela de 8 polegadas e espelhamento sem fio com Android Auto e Apple Carplay. No caso dos modelos com motor 1.0 turbo flex, há ainda grade frontal com acabamento preto brilhante, rodas de 16 polegadas e antena do rádio do tipo tubarão.
Limited – A terceira opção da gama HB20 é mais sofisticada e traz itens interessantes, como, por exemplo, acendimento automático dos faróis, câmera de ré, sensores de obstáculos traseiros, rodas de liga leve de 16 polegadas, vidros elétricos com acionamento por um toque e ajuste de altura e profundidade do volante. Há ainda a abertura e fechamento dos vidros pela chave tipo canivete e o sistema Bluelink de serviços conectados da Hyundai.
Topo de linha
Platinum – Esta versão começa a adicionar os novos recursos tecnológicos da linha HB20. Há, por exemplo, alerta de saída segura, que avisa os ocupantes da aproximação de outro veículo na hora de sair do carro. A lista também traz alerta de presença (indica se há passageiros a bordo) no banco traseiro e uma terceira porta USB (para quem vai atrás). Por fim, tem faróis de neblina, lanternas iluminadas com LEDs, retrovisores com rebatimento elétrico e maçanetas cromadas. Por dentro, o volante é revestido com couro e o quadro de instrumentos tem uma tela TFT maior e colorida de 4,2 polegadas.
Platinum Plus – A versão topo de linha do novo Hyundai HB20 traz todos os conteúdos mais modernos e marcantes desta reestilização. Tem os novos faróis com projetores e contornos de LEDs, o inédito ar-condicionado automático digital, bancos forrados com couro e assento traseiro bipartido, carregador sem fio (por indução) para celulares e sistema Start & Stop, que desliga o motor no trânsito. Além disso, vem de série com o pacote Smart Sense que reúne os sistemas semiautônomos de assistência à condução. A lista é grande: frenagem automática de emergência, farol alto automático, assistentes de centralização em faixa, de ponto cego e de tráfego cruzado traseiro, detector de fadiga, alerta de saída segura. Por fim, tem monitor de pressão dos pneus.
Serviços conectados por 3 anos
Com a atualização, a Hyundai anuncia que o pacote Bluelink de conectividade passa a ter gratuidade de três anos – eram seis meses apenas. O benefício é retroativo para os clientes que compraram o HB20 anterior com a tecnologia. Assim, permite que o usuário acesse dados do veículo em tempo real. Bem como dê comandos à distância a partir de aplicativo no smartphone. É possível, por exemplo, como está o nível de combustível.
Para o Hyundai Bluelink, a Vivo Empresas é a responsável por trazer a tecnologia de conexão M2M (machine to machine) para dispositivos inteligentes. Ela transmite dados entre múltiplos equipamentos sem interferência humana e, desta forma, o e-SIM embarcado permite a fabricação e os testes do sistema em qualquer lugar do mundo.
Segundo o vice-presidente B2B da Vivo, Alex Salgado, com a chegada do 5G “o uso de veículos conectados tende a se tornar ainda mais significativo”. Ou seja, ela “possibilitará ampliar a habilidade de condução de veículos, com dados de falha transmitidos em tempo real, o que permitirá um ciclo ágil de melhoria contínua”, acrescenta o executivo.
Mesmos motores
Os motores 1.0 flexíveis não mudam nesta reestilização. Com etanol, o 1.0 flex aspirado gera até 80 cv e o turbo, até 120 cv de potência. Os torques são de 10,2 mkgf e 17,5 mkgf, respectivamente. Da mesma forma, os câmbios foram mantidos. No caso do manual, há versões com cinco e seis velocidades. Por fim, o automático tem seis marchas. A reestilização chega no melhor momento do HB20. Desde 2021, o hatch da Hyundai é o carro de passeio mais emplacado.
Novo HB20S em setembro
A Hyundai também revelou o novo HB20S, mas o sedã vai chegar às lojas da marca somente entre setembro e outubro. O modelo exibe as mesmas atualizações feitas no hatch, contudo, com elementos próprios. É o caso das lanternas de LEDs que acendem de ponta a ponta – no HB20, a iluminação é só nas extremidades. Por dentro, o HB20S terá opção de interior na cor cinza claro, assim como nas versões anteriores. O modelo também ganha os novos equipamentos.