A Volkswagen deu a largada nesta semana para o lançamento do novo Polo 2023, que ganhará reestilização em outubro. O hatch vai subir de nível e terá atualizações importantes, como iluminação de LEDs nos faróis de todas as versões. Entretanto, o compacto não será a única novidade da marca alemã. Paralelamente, a VW continua a estruturar o lançamento da linha de elétricos ID no Brasil. E, segundo confirmou o novo diretor de operações (COO) do Brasil, Ciro Possobom, a ID.Buzz – a famosa Kombi elétrica – será a próxima atração da marca.
A nova van virá para o Rock in Rio, que acontecerá entre os dias 2 e 11 de setembro no Rio de Janeiro. De acordo com executivo, o festival, que é patrocinado pela VW, servirá para promover a ID.Buzz. No entanto, a van virá apenas para demonstração ao público. Ou seja, não há confirmação de quando (e se) o furgão será comercializado aqui. Vale lembrar que a Kombi elétrica entrou em produção há três meses na Alemanha. Dessa forma, ainda deve demorar a chegar nas lojas brasileiras. Mas é claro que a apresentação sinaliza a intenção da fabricante.
A princípio, o primeiro carro elétrico da linha ID que virá ao Brasil será o SUV ID.4, com estreia prevista para os próximos meses. Já o hatch ID.3, primogênito da gama de elétricos da VW, pode não chegar às lojas daqui. Isso porque o modelo, que tem tamanho de Golf, chegaria com preço acima de concorrentes diretos, como o novo Chevrolet Bolt. Assim, a VW deve apostar no ID.4, que foi apresentado no País no fim de 2021 junto com o ID.3.
ID.Buzz roda até 240 km
Segundo a VW, os primeiros ID.Buzz virão equipados com uma bateria de 77 kWh. Maiores, serão capazes de carregar em estações de até 170 kW. Dessa forma, sua rapidez é suficiente para elevar a carga das baterias de 5% a 80% em 30 minutos. E uma caga completa pode render uma autonomia de 420 km. Sob o capô, a nova Kombi tem motor elétrico de 204 cv que traciona as rodas traseiras. O torque máximo (disponível instantaneamente) é de 31,6 mkgf. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 145 km/h.
Já disponível na Europa nas versões Pro e Cargo, a ID.Buzz está em pré-venda na Alemanha desde maio. Os preços partem de 54.430 euros, o equivalente a R$ 283 mil na conversão direta e sem taxas. O montante é pedido pelo ID.Buzz Cargo (furgão). Já a configuração para cinco ocupantes tem preço sugerido de 64.581 euros (pouco mais de R$ 335 mil) na versão completa Pro. As entregas começam no último trimestre deste ano.
Por lá, entretanto, os valores serão um pouco menores, afinal, ao contrário do Brasil, o governo alemão oferece vantagens para quem compra carros elétricos. Na Alemanha, o governo concede subsídio de 7.500 euros (R$ 39 mil) para veículos a baterias (BEVs) que custem entre 40 mil (cerca de R$ 208 mil) e 65 mil euros (aproximadamente R$ 337 mil). Os donos, a princípio, ficam livres de impostos por 10 anos ao adquirir um carro puramente elétrico (EV).
Bem equipadas
Se custa caro, a VW ID.Buzz ao menos vem com sistemas avançados, como, por exemplo, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, sensores de obstáculos dianteiros e traseiros, controle de cruzeiro adaptativo e partida sem chave. Além disso, tem ar-condicionado de duas zonas automático e aviso de saída de faixa. O quadro de instrumentos digital tem tela de 5,3 polegadas. Já a multimídia é sensível ao toque e tem 10″ (há outra tela de 12″ opcional). E tem espelhamento sem fio via Android Auto e Apple Carplay.
No mais, a van também conta com volante multifuncional e faróis Full LEDs. Nas dimensões, são 4,71 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,94 m de altura e 2,99 m de entre-eixos. Além de ser livre de emissões de carbono, a nova Kombi também traz materiais ecológicos, como, por exemplo, o couro que reveste os bancos, bem como os tapetes, painéis de portas e painel frontal, que utilizam matéria-prima reciclável.
Van espaçosa?
Por falar em assentos, um ponto curioso vai para a capacidade de ocupantes. Embora seja uma van, o que remete à ideia de espaço para cargas e famílias grandes, a Volkswagen optou pela configuração cinco lugares, com duas fileiras de assentos. A segunda fileira tem rebatimento total e conta com assoalho plano. Os assentos de trás, inclusive, deslizam e reclinam. Haverá ainda versão de seis lugares com duas fileiras de três assentos. Outra variante, com entre-eixos estendido e sete lugares (2+3+2), também está prometida, mas chega em 2024.