Tal como fez na Argentina, a Volkswagen acaba de registrar as patentes do novo Virtus no Brasil. Os desenhos industriais foram publicados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O sedã compacto, que pode chegar ao País ainda em 2022, receberá uma leve plástica, com foco na dianteira. Vale dizer que o sedã e o novo hatch Polo, que chegará em breve ao mercado brasileiro, foram flagrados em testes. No entanto, a VW mantém segredo sobre a data de estreia dos dois.
Como antecipamos, as patentes são iguais às registradas na Argentina. Ou seja, revelam o visual da versão lançada recentemente na Índia. No entanto, há algumas particularidades. Esse é o caso, por exemplo, do novo para-choque, que ficou com visual mais parrudo. O desenho lembra o do irmão Nivus, com entradas de ar maiores e luzes de neblina integradas. A grade ficou mais fina e tem acabamentos cromados, além do novo logotipo da Volkswagen no centro.
Ao que parece, a principal diferença para o sedã indiano são os faróis. Por aqui, o modelo vai ter LEDs apenas na parte superior, e não em todo o conjunto óptico. O desenho dessa área da dianteira, inclusive, remete ao novo Jetta, que estrou em abril. A traseira, por sua vez, traz lanternas redesenhadas. Agora, elas têm novo formato interno. O para-choque, que também cresceu, tem acabamento preto e frisos cromados na parte inferior. Por fim, o nome Virtus pode vir escrito por extenso na tampa.
Por dentro
Mantendo o mistério, a Volkswagen não deu nenhum spoiler de como será a cabine do Virtus brasileiro. Mas, parece que haverá importantes mudanças no acabamento, já que o sedã vendido na Índia recebeu novos materiais e painel repaginado. O volante vai ser novo, bem como a alavanca de câmbio. Além disso, há novos controles dos faróis e doar-condicionado digital. Na versão GT, de topo da linha, há detalhes com pegada mais esportiva, com itens pretos e vermelhos.
No quesito equipamentos, há carregador de smartphone por indução, teto solar, bancos dianteiros ventilados e um painel de instrumentos 100% digital com tela de 8 polegadas. A central multimídia, por sua vez, vai ter 10’’. Na parte de segurança, o sedã compacto terá tecnologias como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, controle eletrônico de estabilidade e detector de pedestres, entre outros.
Motor do UP!
Como adiantado pelo Jornal do Carro, a renovação do Virtus virá com o motor 1.0 turbo flex de três cilindros, do Up TSI. Mas, em vez de 105 cv de potência, o sedã poderá chegar até 116 cv. O torque permanece o mesmo, sendo 16,8 mkgf com etanol. O câmbio poderá ser manual de 5 marchas ou o automático de seis velocidades. Já nas versões mais caras, o Virtus terá o motor 1.0 TSI de 128 cv e torque máximo de 20,4 mkgf. Por fim, a variante esportiva GTS continuará com o 1.4 TSI, que entrega até 150 cv de potência e 25,5 mkgf.
Com as novas versões 170 TSI no Virtus e no Polo, a Volkswagen vai melhorar o consumo dos dois compactos. O plano, por sinal, era de que hatch e sedã fossem os carros com motor 1.0 turbo flexível mais econômicos do País. No entanto, a tabela do Inmetro revela que os VW perdem para o Onix Plus. Com câmbio manual de seis marchas, o sedã da Chevrolet faz 16,9 km/l de gasolina na estrada.
Por sua vez, o Virtus 170 TSI faz médias de 16,3 km/l na cidade e de 13,8 km/l na cidade também com gasolina. Já com o combustível vegetal, az médias são de 11,4 km/l e 9,6 km/l. Com câmbio automático, os dados são de 15,6 km/l e 12,4 km/l, com gasolina, e de 11 km/l e 8,7 km/l, respectivamente.