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GM não deixará de produzir carros a combustão tão cedo, diz CEO
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Mercado

GM não deixará de produzir carros a combustão tão cedo, diz CEO

Segundo Mark Reuss, CEO da GM nos Estados Unidos, a montadora vai continuar a lançar novos carros a combustão para financiar os elétricos

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

27 de nov, 2022 · 5 minutos de leitura.

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Chevrolet Trax
Novo SUV Trax estrou em setembro nos Estados Unidos com motor 1.2 turbo
Crédito:Chevrolet/ Divulgação

A General Motors é uma das marcas mais engajadas atualmente na eletrificação. A montadora inclusive pretende migrar direto para os carros a baterias, sem passar pela hibridização. Mas, apesar do discurso, a GM não encerrará tão cedo a produção de veículos com motores a combustão. É o que disse Mark Reuss, CEO da fabricante nos Estados Unidos.

Em entrevista ao canal Fox News, Reuss disse que a GM vai continuar a produzir carros a gasolina e a diesel nos próximos anos, até porque estes modelos respondem por grande parte dos emplacamentos da montadora no mercado norte-americano e em outros países, como o Brasil. De acordo com o executivo, diversos modelos a combustão serão lançados no próximo ano. Entre eles, por exemplo, o SUV Chevrolet Seeker, que pode substituir o Cruze por aqui.

O utilitário, inclusive, deve ser posicionado como modelo de entrada da montadora, com preços a partir de US$ 21.495. Seja como for, a GM vem trabalhando com importantes lançamentos 100% elétricos para o mercado mundial. Esse é o caso do Equinox EV – SUV elétrico diferente do Equinox à venda no Brasil – e o Blazer EV. Ambos já estão confirmados para chegar aqui.

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elétricos
Divulgação/Chevrolet

“A era do ICE (sigla de “motor de combustão interna”, no inglês) ainda não acabou. Não vamos abandonar nossos segmentos de motores térmicos. Temos a liderança em picapes com as marcas GMC e Chevrolet. Conseguimos isso em nossas picapes de médio porte, nossas picapes de tamanho grande e além”, declarou Reuss.

Investimento

Fato é que tudo faz parte de uma estratégia. Afinal, a GM prevê um suporte de US$ 35 bilhões derivados das vendas dos modelos a combustão, principalmente picapes e SUVs. Com esse montante, vai investir pesado em tecnologias de direção autônoma e em veículos elétricos até 2025. “À medida que obtemos essa escala e pagamos pelos investimentos que fizemos, começamos a ganhar dinheiro com os veículos elétricos e a estrutura de margem se torna muito boa”, completou.


Chevrolet
Jeffrey Sauger/General Motors

Importante lembrar que a fabricante já definiu diversas metas para zerar a emissão de carbono. Uma delas é a venda de 400 mil veículos elétricos até 2024 na América do Norte. No entanto, houve um aumento de prazo, já que a previsão inicial era do ano de 2023. A mudança veio em decorrência de diversos fatores, como a crise dos semicondutores, por exemplo. Mas, não deixa de ser um objetivo ousado. Afinal, a GM já disse que pretende ultrapassar a Tesla até 2025. Sò que a marca do bilionário Elon Musk é a atual líder mundial na venda de carros elétricos.



Por fim, o executivo confirmou que a GM pretende transformar diversas fábricas nos próximos anos, com foco na produção de modelos a baterias. O foco inicial serão os veículos de alto volume, como a picape Silverado EV e o compacto Equinox EV. No mais, Reuss confirmou a produção interna de baterias futuramente, começando na unidade de Lordstown, Ohio.


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