Mais leve e mais potente. É assim que a BMW descreve o novo M3 CS (sigla para Competition Sedan). O esportivo de produção limitada recebeu alguns retoques no visual, bem como uma revisão profunda no motor 3.0 biturbo de seis cilindros – baseado no M4 GT3. Com isso, o modelo alcança agora os 550 cv de potência. Ou seja, 40 cv a mais do que o M3 Competition que chegou ao Brasil em 2022. O torque, por sua vez, mantém 66,3 mkgf.
De acordo com a fabricante bávara, a transmissão automática de 8 marchas também permanece. Com este conjunto, o sedã esportivo acelera de zero a 100 km/h em 3,2 segundos. Já a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 303 km/h. Além disso, um dos grandes destaques do novo M3 CS é a tração integral xDrive com diferencial traseiro variável. Ou seja, é possível distribuir mais torque para as rodas traseiras.
Corte de peso
O M3 CS também passou por uma redução de peso significativa, que eliminou 34 kg com o uso de fibra de carbono em várias peças de plástico. Segundo a BMW, as partes que receberam o material incluem capô, entradas de ar, difusor traseiro, teto, spoiler e a tampa do porta-malas.
Na cabine, a fibra de carbono também está presente em itens como, por exemplo, o console central, as aletas para trocas de marcha e os bancos em formato de concha. O modelo também conta com um novo silenciador traseiro de titânico que reduziu mais 4 kg. Dessa forma, o sedã alemão passa a ter um peso total de 1.776 kg, com relação peso/potência de 3,2 kg/cv.
Design
No quesito design, o sedã da BMW está com um visual mais agressivo. A grade frontal em duplo rim recebeu um contorno vermelho e os faróis ganharam iluminação amarelada. O capô, por sua vez, exibe a fibra de carbono e linhas mais encorpadas. As rodas dianteiras são de 19″, enquanto as traseiras são de 20″. Por fim, a BMW oferece quatro opções de cores para a carroceria. São elas: Signal Green, Frozen Solid White, Black Sapphire e Brooklyn Grey (as duas últimas metalizadas).
Por dentro, alguns retoques foram feitos. Há revestimento em Alcantara no volante que, assim como o câmbio e os assentos, exibe detalhes na cor vermelha. Os bancos dianteiros tem formas esportivas e trazem o logo “CS” para identificar a versão. Além disso, os cintos de segurança possuem faixas nas cores azul, vermelho e branco, da linha M. Vale ainda mencionar a central multimídia levemente inclinada para o motorista com tela de 14,9″.
Produção limitada
Como dissemos, o novo BMW M3 CS terá produção limitada. Entretanto, a marca não divulgou a quantidade. Para comparação, o M4 CSL teve mil unidades. Assim, o que se sabe é que a montagem começa em março. Nos EUA, o esportivo vai custar por volta de US$ 118 mil. Ou seja, cerca de R$ 610 mil na conversão direta e sem impostos. Não há data para o M3 CS chegar ao Brasil. Aqui, o M3 Competition com tração traseira custa R$ 799.950.