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Nenhuma montadora está fazendo novo motor a combustão, diz CEO da Renault
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Nenhuma montadora está fazendo novo motor a combustão, diz CEO da Renault

Segundo o CEO da Renault, Luca de Meo, todas as montadoras da Europa largaram os motores a combustão e estão investindo apenas em elétricos

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

27 de mar, 2023 · 6 minutos de leitura.

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Renault 4EVER concept
Fala do CEO da marca diz que não há novos motores à combustão em desenvolvimento na Europa
Crédito:DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO

É público que o motor à combustão está com os dias contados, pelo menos na Europa. A proibição da venda de veículos novos com motores térmicos até 2035 já está aprovada, mas não será posta em prática tão cedo. Contudo, diversas montadoras se preparam para atualizar suas linhas de veículos, da combustão para o carro elétrico.

Marcas como Volvo, Jaguar, Ford (Europa), Bentley, Rolls Royce e Renault pretendem largar seus motores à combustão a partir de 2025. As montadoras do grupo Stellantis devem seguir pelo mesmo caminho, e abandonar os motores a gasolina e a diesel. O mesmo pode ser dito da Audi, que, a partir de 2026, lançará somente veículos elétricos, bem como vai encerrar a produção de modelos movidos a combustíveis fósseis em 2035.

Na Alemanha, rivais como Mercedes-Benz e BMW acompanham os passos da concorrência de perto, e oferecerão apenas versões elétricas de seus veículos até o final desta década. Isto, porém, só acontecerá em mercados onde isso seja obrigatório, como é o caso da Europa.

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Motores à combustão estão com os dias contados

Lamborghini Huracan Fluo Capsule
Lamborghini Huracán é um dos modelos que dará adeus ao motor 100% à combustão Divulgação/Lamborghini

Empresas como as do Grupo Volkswagen (VW, Seat/Cupra, Skoda) já anunciaram que farão a transição para plataformas e veículos 100% elétricos. No caso da Volks, seus lançamentos também incluem o Brasil. Até mesmo as coreanas Kia e Hyundai terão apenas modelos elétricos, ao menos no Velho Continente, a partir de 2035.

Assim, a fala do CEO da Renault, Luca de Meo, evidencia a guinada totalmente elétrica das montadoras europeias. “Acho que não há ninguém que esteja desenvolvendo um motor completamente novo na Europa. Ninguém está, você sabe, a partir do zero, desenvolvendo um novo motor de combustão na Europa. Todo o dinheiro está indo para a tecnologia elétrica ou de hidrogênio”, afirmou o alto executivo da montadora francesa.


Apesar de forte, a fala deixa claro que esse momento da transição para motores elétricos é real e está acontecendo à toque de caixa. Motores como o W16 da Bugatti e os V10 que equipam esportivos como o Audi R8 e Lamborghini Huracán, por exemplo, serão extintos, em favor de versões menores e híbridas. No caso do esportivo italiano, noticiamos as novidades vindas da marca de Sant’Agatha Bolognese. Todos híbridos.

No caso da Europa, os motores à combustão ainda existentes devem sair de linha ou se adequarem às normas de emissão Euro7. Motores grandes à gasolina e diesel devem sentir o peso da legislação mais fortemente, e deverão ser substituídos por unidades elétricas em algum momento, por exemplo.

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Contudo, uma corrente oposta aos avanços dos elétricos ganha força na Europa. Uma proposta de lei pode permitir manter a produção de veículos à combustão, desde que usem apenas combustíveis limpos. Entretanto, a proposta também prevê que esses carros, se abastecidos com outros tipos de combustível fóssil, não consigam rodar.

Contudo, a alternativa poderia permitir que o prazo para o fim dos motores à gasolina/diesel na Europa seja estendido, para depois de 2035. A Alemanha ainda se opõe ao projeto, mas segundo reportagem da agência Reuters, as negociações seguem em andamento.

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Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.