A Hyundai lançou um novo SUV de entrada, o Exter. A princípio, o carro é menor que um HB20, e foi desenvolvido para o ser o SUV mais barato da marca. Na Ásia, o Exter custa menos que o Creta e o Casper. Assim, tem preço inicial de apenas R$ 36 mil.
Com mecânica mais simples e proposta voltada aos mercados emergentes, o Hyundai Exter tem design com características de SUV. Ou seja, tem carroceria alta. São 3,8 metros de comprimento e 2,45 m de entre-eixos, ou seja, é razoavelmente menor que o HB20, que tem 4 m e 2,5 m, respectivamente. No entanto, a largura do novo SUV é de 1,7 m e a altura tem 1,6 m, o que faz com que o modelo se destaque.
Nesse sentido, embora seja um carro de entrada, tem faróis de LEDs e neblina de série, e pode ter rodas de 14 ou 15 polegadas, bem como proteções plásticas nas caixas de rodas. Além disso, todas as versões do Exter têm tração e suspensão dianteira McPherson e traseira por eixo de torção.
Como é o Hyundai Exter por dentro
No interior do novo SUV da Hyundai, há um quadro de instrumentos digital, seis airbags, ABS e ar-condicionado. Além disso, versões mais caras oferecem controle de estabilidade, central multimídia de oito polegadas, câmera de ré, acesso à internet, teto solar, partida por botão e, por fim, controle de cruzeiro.
Seja como for, o Exter é montado na mesma plataforma do Hyundai Grand i10 Nios. Por esse motivo, a mecânica é a mesma, com motor 1.2 aspirado de quatro cilindros, 95 cv de potência e 11,6 mkgf de torque máximo. Além isso, tem opção de câmbio manual ou automático de cinco marchas. O mini SUV tem ainda uma versão movida a gás metano e disponível somente no câmbio manual, com potência de 69 cv e torque de 9,6 mkgf.
Por enquanto, não há previsão de o Hyundai Exter irá chegar ao Brasil, tampouco o valor no mercado. Na Índia, o preço do SUV de entrada começa em R$ 36 mil. Por aqui, caso um dia venha, o modelo seria concorrente do Renault Kwid.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!