O novo Citroën C3 foi apresentado hoje no Velho Continente. Ainda que o visual pareça semelhante ao C3 que já se vende em outros mercados, a diferença está no conjunto motriz, que agora é elétrico. A nova frente, com capô alto, agora ostenta o novo logotipo da marca, inspirado no passado.
O e-C3 tem um desenho mais expressivo na Europa, com maçanetas em preto brilhante, nova grade, faróis de neblina em formato circular, e laterais lisas, sem os Airbumps que existem na versão vendida no Brasil. As colunas externas do modelo, agora com porte de SUV compacto, também são pintadas de preto, por exemplo.
Na traseira, a tampa do porta-malas é a mesma, porém com detalhes como acabamento diferente, e um longo defletor de ar sobre a vigia. Além disso, lanternas de LED com visual ligeiramente diferente e escurecidas também estão presentes. O para-choque traseiro tem aparência mais parruda, mas mantém o suporte de placa na mesma posição.
A presença de alguns detalhes inalterados entre o e-C3 e o modelo nacional fortalecem a percepção de que a base do produto terminou realmente a mesma. Entretanto, a Stellantis promoveu pequenas mudanças na versão europeia, a fim de diferenciar os modelos. Assim, a versão do Velho Continente fica sendo a mais refinada.
Citroën e-C3 foi flagrado no Brasil recentemente
Entretanto, as imagens do novo e-C3 dão dicas de como pode ser a futura renovação do modelo no mercado brasileiro. Recentemente, o Jornal do Carro noticiou a chegada de uma unidade do e-C3 ao Brasil, fortemente camuflada, possivelmente para testes dinâmicos. Espera-se que o modelo acabe vendido no País e em outros mercados sul-americanos no futuro. Na Europa, o modelo terá duas versões de acabamento, You e Max.
Contudo, o modelo elétrico será construído na planta da Stellantis em Trnava, na Eslováquia. No mercado europeu, sua data de chegada é no início de 2024, com preço por volta dos €25,000, aproximadamente R$ 134 mil em conversão direta. Assim, o motor elétrico tem 113 cv de potência, e faz de 0 a 100 km/h por volta dos 11 segundos. Por fim, sua velocidade máxima é de 135 km/h, e a autonomia é de até 320 km com uma carga, graças a uma bateria de 44 kWh.
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