Somente em novembro, foram vendidos no Brasil 10.601 veículos eletrificados, um recorde. Os números de 2023 confirmam: os brasileiros estão comprando carros elétricos e híbridos. E as marcas que já oferecem produtos mais modernos estão em destaque. É o caso da GWM, a chinesa Great Wall Motors, com o SUV híbrido Haval H6. O modelo estreou no 1º semestre e vem superando o rival Toyota Corolla Cross em alguns meses.
Até o último mês, o Haval H6 soma 8.619 unidades entregues no País segundo dados da Fenabrave, a federação dos concessionários de veículos. O Corolla Cross tem 37.681 emplacamentos, mas apenas cerca de 1/3 corresponde às versões híbridas (o restante é 2.0 flex CVT). Para uma marca que estreou em 2023, é um desempenho e tanto. Da mesma forma, chama a atenção o SUV médio, que vem importado da China em versões eletrificadas.
O Jornal do Carro recebeu para testes as duas configurações do Haval H6 Premium – HEV (híbrida) e PHEV (tipo plug-in que recarrega em tomadas). Há ainda as opções na carroceria estilo cupê H6 GT. Porém, nesta avaliação, aceleramos o modelo com carroceria SUV tradicional. Para começar, duas coisas logo se destacam no modelo: o visual é moderno e elegante, com faróis e lanternas Full LEDs, e o porte mais encorpado.
Haval H6 é maior que Compass e Corolla Cross
A questão visual é sempre algo subjetivo, mas, no geral, o Haval H6 deixa ótima impressão. O desenho frontal se destaca com o arranjo de efeito tridimensional que une a grade aos faróis. A solução lembra bastante o estilo do rival Peugeot 3008. Porém, o modelo da GWM tem sua dose de personalidade. Na traseira, o ponto alto é (literalmente) a lanterna em peça única iluminada com luzes de LEDs que faz uma assinatura noturna marcante.
Entretanto, no dia-a-dia, o espaço interno é um dos atributos que se destaca. Com 4,68 metros de comprimento, 1,88 m de largura e 1,73 m de altura, o Haval H6 é razoavelmente maior que Jeep Compass (4,40 m) e Corolla Cross (4,46 m). Na distância entre-eixos, são 2,74 metros, bem mais que os rivais, com 2,63 m e 2,64 m, respectivamente. Para completar, o banco traseiro tem o assoalho quase plano e um enorme vão para pernas e cabeças.
Outro ponto de superioridade do SUV chinês é o porta-malas. São 560 litros de volume, ou seja, um compartimento muito mais amplo que nos concorrentes. O Corolla Cross, por exemplo, leva 440 litros, enquanto o Compass tem entre 420 litros e 476 litros. Por fim, há itens como a abertura elétrica da tampa traseira com sensor de movimento. Basta fazer um movimento de chute na parte inferior do para-choques para abrir e fechar.
Versão Premium é completaça
Com preço a partir de R$ 214 mil, o Haval H6 também é muito competitivo em seu pacote de conteúdos. Não por acaso, o Corolla Cross 2024 ganhou recentemente mais equipamentos. O SUV híbrido chinês vem de fábrica com um conjunto completo de sistemas semiautônomos, bem como chave presencial, carregador de celular por indução e muitos itens modernos. O painel, por exemplo, tem duas telas retangulares. E tem Head-Up Display.
A versão Premium HEV adiciona o teto solar panorâmico e sai por R$ 224 mil. Pode parecer caro, mas é um item que valoriza bastante a cabine com uma enorme área envidraçada que aumenta ainda mais a sensação de espaço a bordo. Por fim, o acabamento é bem feito, mas não transmite impressão de luxo. Nesse ponto, o Haval H6 é mais parecido com o Corolla Cross, com um padrão mais sóbrio e menos caprichado que no Jeep Compass.
Tecnologia ao volante é trunfo do SUV híbrido
Para o motorista, nada chamará mais a atenção no Haval H6 que as tecnologias presentes no SUV. A versão HEV, por exemplo, é híbrida completa, ou seja, reúne motor 1.5 turbo a gasolina, motor elétrico e uma bateria de 1,6 kWh, que é autorrecarregável. O conjunto fica na dianteira e gera um total combinado de 243 cv e um torque máximo de 54 mkgf. Para operar os dois motores, o câmbio é automatizado de dupla embreagem e duas marchas.
Na tabela de consumo PBVE do Inmetro, o Haval H6 HEV faz médias de 12 km/l na estrada e de 13,8 km/l na cidade. Mas esses números não impressionam tanto quanto a autonomia do SUV, que alcança entre 720 km e 828 km com o tanque de 60 litros cheio de gasolina. É que o SUV roda com eletricidade em alguns momentos, como no trânsito urbano ou quando está parado ou em baixa velocidade. Assim, é eficiente sobretudo na cidade.
Como é o Haval H6 PHEV
A versão PHEV (R$ 269 mil) é ainda mais poderosa nesse sentido. O motor 1.5 turbo vem combinado a dois motores elétricos e uma bateria maior, com capacidade de 34 kWh. Este conjunto gera 393 cv de potência e 77,7 mkgf de torque máximo. Além disso, um dos motores elétricos fica no eixo traseiro. Ou seja, a versão plug-in tem tração integral. Segundo a GWM, a aceleração de zero a 100 km/h leva apenas 4,9 segundos, número de carro esportivo.
Com a bateria maior, o trunfo do H6 PHEV é sua autonomia rodando apenas com eletricidade. Esta pode chegar a cerca de 160 km com a carga completa. No Inmetro são até 113 km em modo EV. Ou seja, a depender do uso, o motorista vai abastecer pouco o tanque de gasolina. Contudo, esta versão exige a instalação de carregador de parede residencial. Caso contrário, o dono terá de recarregar em estações públicas, o que tornará essa rotina mais difícil.
Haval H6 é uma boa compra?
Pelo que oferece, com certeza o Haval H6 é hoje uma das melhores opções de compra entre os híbridos disponíveis no Brasil. Suas duas versões são iguais e o que muda são os conjuntos híbridos. Entre os dois modelos, o H6 HEV se mostrou suficiente e mais apropriado ao País. Isso porque o PHEV requer um carregador para ser utilizado em sua plenitude. Além disso, o híbrido convencional (com 243 cv) já é bem forte no desempenho.
Da mesma forma, o Haval H6 impressiona no espaço a bordo e nas tecnologias presentes. Por exemplo, o a tela do quadro de instrumentos mostra até pequenos avatares de outros veículos ao redor, incluindo motos e caminhões. Os radares dos sistemas semiautônomos lêem placas de velocidade máxima e monitoram todas as situações de risco no entorno. Em resumo, o motorista tem um pacote realmente avançado de recursos e de fácil leitura.
Há um ou outro ponto de atenção. O acabamento não chega a impressionar e não traz luxo, embora o interior seja bem construído. Além disso, a suspensão e o ajuste de direção ainda estão “macios demais” para o Brasil. Com a potência de 393 cv da versão PHEV, isso fica nítido. Por fim, o multimídia apresentou falha em duas situações, na imagem da tela e no espelhamento com o Apple Carplay. Mas o Haval H6, no geral, tem um rodar silencioso e confortável. Com tudo o que traz, fica claro porque o SUV chinês se tornou um dos híbridos mais vendidos.
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