Em 2024, o Volkswagen Golf completa 50 anos de história. O modelo, que há vendeu mais de 37 milhões de unidades mundialmente, recebeu uma “reestilização de meia-vida” na Europa. E indo na contramão do mercado, a marca alemã manteve opções a combustão para o hatch médio, que também conta com versões eletrificadas. Seja como for, o facelift traz algumas novidades interessantes em tecnologia, bem como algumas melhorias na motorização.
No visual, não há grandes alterações. O destaque está na dianteira, graças a uma nova assinatura luminosa de LEDs, até mesmo acima da grade. Entretanto, chama a atenção que até o logotipo pode ser iluminado. Além disso há faróis IQ.Light com função matriz de LEDs e as lanternas, que contam com a mesma tecnologia, também ganharam mudanças no design. Por fim, novos para-choques e entradas de ar refeitas também são novidades.
Em termos de tamanho, o Volkswagen Golf não sofreu mudanças. Dessa forma, conta com 4,28 m de comprimento, 1.79 m de largura, 1,49 m de altura e 2,64 m de entre-eixos. Além disso, o porta-malas comporta 380 litros.
Mais tecnológico
Por dentro, uma enorme central multimídia de até 12,9 polegadas será responsável pelo salto evolutivo da marca. A novidade irá substituir a tela atual nas versões de topo, além de ser mais ergonômica. Contudo, virá com o software atualizado Mib4, o mesmo já encontrado na nova Tiguan, por exemplo. A grande novidade á a integração com a inteligência artificial (IA) no comando de voz, por meio do ChatGPT. Ademais, a marca também incluiu botões físicos, algo que o público já reclamava há algum tempo.
A Volkswagen também destaca os novos recursos de assistência ao motorista. Esse é o caso, por exemplo, da nova função Park Assist Plus. De acordo com a montadora, o sistema detecta se uma vaga tem espaço suficiente para estacionar, além de comandar o volante, aceleração e frenagem. Dessa forma, o motorista precisa apenas acompanhar todo o processo.
Golf perdeu opção de câmbio manual
Entretanto, para manter-se viável na produção e respeitando as regras anti-poluição do Euro 7, todas as versões receberam mudanças com foco nas regulações ambientais. Uma delas é a extinção do câmbio manual em todas as opções oferecidas, até mesmo nas esportivas GTI e R. Sendo assim, apenas a DSG automatizada de dupla embreagem estará disponível.
Seja como for, todas as versões terão alguma opção de hibridização, se tornando padrão na gama do modelo. Ao todo, serão nove opções diferentes entre híbrido leve, híbrido plug-in, turbo a gasolina e turbo diesel. As opções GTE e eHybrid, do tipo híbrido plug-in, agora usarão o motor 1.5 EA211 Evo, com turbo e quatro cilindros, ao invés do antigo 1.4. Assim, pode alcançar 272 cv e 204 cv, respectivamente. Segundo a marca, com as alterações, a autonomia elétrica pode chegar a 100 km. Já o Golf GTI deve contar com motor 2.0 turbo de até 265 cv de potência.
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