Depois de ser flagrado há cerca de um mês, o novo Volkswagen Tiguan L Pro estreou oficialmente no mercado chinês. O SUV médio de sete lugares chega com praticamente o mesmo visual do modelo europeu – que se aproxima do estilo da família de elétricos ID -, mas sem motorização híbrida. Ao menos por enquanto, já que a antiga geração tinha a opção eletrificada por lá.
Produzido na plataforma MQB-Evo pela joint-venture SAIC-VW, o carro mede 4,73 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,68 m de altura e 2,79 m de entre-eixos. Ou seja, por ser a versão que leva o “L” (de longo) acompanhando o nome Tiguan, são 19,7 cm a mais no comprimento e 11,1 cm extras no entre-eixos. Já o porta-malas carrega 471 litros, podendo chegar a 1.696 litros com as duas fileiras de bancos rebatidas.
Acabamento e motor do Tiguan L
A versão Pro R-Line tem detalhes esportivos no acabamento externo e no interior, com materiais como couro, Alcantara, aço escovado e preto brilhante, por exemplo. A lista de itens de série traz controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção de faixa, teto de vidro panorâmico, faróis matriciais de LED e head-up display.
Há ainda painel de instrumentos digital de 10,25”, central multimídia de 15” e uma inédita tela de 11,6” para uso do passageiro dianteiro, recurso não disponível no modelo vendido na Europa.
O motor é um 2.0 turbo a gasolina, mas com duas opções de potência, com 186 cv ou 220 cv. Já o câmbio automatizado, cuja alavanca foi deslocada do console central para a coluna de direção, tem dupla embreagem e sete marchas. A versão mais potente tem ainda tração integral 4Motion, enquanto a de entrada traz tração dianteira.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!