Você está lendo...
BMW e McLaren podem unir forças para criar superesportivo elétrico
Notícias

BMW e McLaren podem unir forças para criar superesportivo elétrico

BMW e McLaren podem lançar sucessor do F1 e SUV inédito de alto desempenho, ambos eletrificados; superesportivo pode alcançar 1.100 cv

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

24 de jul, 2022 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

McLaren F1
Novo supercarro pode ser o sucessor do McLaren F1
Crédito:Divulgação/McLaren

Mesmo após mais de 30 anos, o McLaren F1 é um dos esportivos mais icônicos já criados. O modelo, lançado no início dos anos 90, foi fruto de uma parceria entre BMW e McLaren. Agora, essa dupla emblemática pode voltar com novos projetos. De acordo com o site inglês Car Magazine, as empresas se reuniram no começo deste ano para criar dois supercarros exclusivos. Mas, em vez do motor V12 aspirado do F1, o foco será na eletrificação.

Até o momento, não há confirmação oficial. No entanto, alguns rumores apontam os possíveis modelos. As marcas vão desenvolver uma nova plataforma para veículos movidos a baterias, que seria utilizada em ambos os carros. Além disso, a base terá vasto uso de fibra de carbono, que reduziria o peso significativamente.

Divulgação/McLaren

Publicidade


Segundo algumas informações, o primeiro veículo seria um supercarro 100% elétrico. Este receberia o chassi projetado pela McLaren. Por sua vez, tanto as baterias como os motores e softwares seriam da BMW. Espera-se que esse elétrico venha com quatro motores, alcançando mais de 1.100 cv de potência. Ou seja, pode ser um sucessor do F1.



Outro modelo pode ser um SUV

Em seguida, é especulado um SUV de alto desempenho. No entanto, ainda não há informações ou “spoilers”. É possível que ambos usem o mesmo conjunto elétrico, mas o site inglês confirma que a McLaren poderá auxiliar – e muito – na redução de peso. “A McLaren é mais enxuta, flexível, rápida, disposta e capaz de assumir riscos maiores. Eles têm uma produção pequena com custos com os quais só podemos sonhar. Mas o principal ativo é, evidentemente, o know-how em fibra de carbono”, disse uma fonte anônima da BMW ao Car Magazine.

BMW iX
KRPIX/ESTADÃO

Vai levar tempo

Seja como for, o prazo para desenvolvimento e produção desses supercarros será longo. A expectativa é de que algo apareça só entre 2026 e 2028. Além disso, há rumores de uma possível compra de parte da marca inglesa pela alemã. “A McLaren nos impressionou ao repensar a forma como um carro esportivo moderno deve ser desenvolvido e construído. Sua abordagem inovadora para a integração de componentes-chave é particularmente esperta”, disse outra fonte da BMW.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião