Você está lendo...
Carros elétricos de Citroën, Fiat, Jeep e Peugeot terão bateria para 700 km
Mercado

Carros elétricos de Citroën, Fiat, Jeep e Peugeot terão bateria para 700 km

Stellantis lançará uma nova plataforma modular para veículos elétricos de todas as marcas do grupo dentro de dois anos com bateria potente

Ana Carolina Bilatto, especial para o Jornal do Carro

16 de jul, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Plataforma STLA Medium Stellantis
Nova plataforma para carros elétricos da Stellantis é modular e servirá a automóveis e SUVs a partir de 2025
Crédito:Stellantis/Divulgação

O grupo Stellantis apresentou recentemente os primeiros detalhes de uma nova plataforma de carros elétricos para os próximos anos. A arquitetura é estratégica e será adotada por todas as marcas do grupo, como, por exemplo, Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e RAM. Entre as características, chama a atenção o alcance de 700 km com uma carga completa.

Ou seja, autonomia para disputar mercado com a líder global Tesla, do bilionário Elon Musk. Bem como com a chinesa BYD, que é a maior fabricante de baterias do mundo com a tecnologia Blade, considerada a mais segura contra explosões.

Dessa forma, o grupo desenvolveu a plataforma STLA Medium. Além da excelente autonomia, com mais de 700 km em alguns modelos, a base terá recarga rápida das baterias e bom desempenho e eficiência energética. Ao mesmo tempo, terá acessibilidade, mas promete prazer ao dirigir. A Stellantis afirma que lançará a primeira de quatro plataformas globais para veículos elétricos a bateria (BEV) em menos de dois anos. Ou seja, a partir de 2025.

Publicidade




Plataforma STLA Medium Stellantis
Stellantis/Divulgação

STLA Medium: como é a plataforma para elétricos da Stellantis

Ademais, a flexibilidade da STLA Medium permitirá que diversas marcas utilizem uma única plataforma para automóveis, crossovers e SUVs dos segmentos C e D. Para impulsionar a estratégia de eletrificação, o grupo instalará a base em várias fábricas pela Europa.

Atualmente, as marcas da Stellantis produzem 26 tipos de veículos nos segmentos C e D em uma variedade de plataformas. Mas, como o próprio grupo já afirmou, “até dois milhões de veículos por ano podem ser produzidos na plataforma STLA Medium”. A meta é alcançar a neutralidade de carbono até 2038.


Por fim, a plataforma representa um avanço significativo na estratégia de eletrificação do grupo. E demonstra o compromisso da empresa em fornecer veículos elétricos inovadores e eficientes para entrar na disputa por volumes de vendas cada vez maiores para os elétricos.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
VOLVO EX30: NOVO SUV ELÉTRICO COMPACTO CHEGA EM 2024

Deixe sua opinião