O mercado brasileiro de veículos passa por grandes transformações em 2023. Por exemplo, as vendas de carros elétricos e híbridos avançam de forma pujante, conforme mostram os rankings publicados mensalmente pelo Jornal do Carro. De janeiro a outubro, os emplacamentos de eletrificados acumulam alta de 73%, ou seja, já superam com folga o volume de 2022. Só em outubro foram 9.512 unidades, um recorde. Da mesma forma, as picapes ganharam participação, o que explica os vários lançamentos na categoria. E os SUVs respondem por nada menos que 45,5% do total de automóveis e comerciais leves novos entregues no ano.
CLIQUE AQUI E PARTICIPE DA VOTAÇÃO POPULAR EM QUATRO CATEGORIAS!
É com base nesta leitura do mercado nacional que o Prêmio Mobilidade Estadão 2024 apresenta os finalistas da Trilha do Jornal do Carro. Naturalmente, os SUVs e picapes concentram as novidades disponíveis nas lojas pelo País, assim como os eletrificados, que chegam aos montes. Mas também houve importantes lançamentos entre modelos de entrada, visto que os preços dos carros 0-km dispararam. Assim, hatches e sedãs de entrada receberam a atenção das montadoras, que disputam cada vez mais o consumidor com novas tecnologias de conectividade e de segurança.
Entre os modelos luxuosos de marcas “premium”, está cada vez mais nítido o avanço rumo à eletrificação. Praticamente todos os últimos lançamentos foram de veículos 100% elétricos ou híbridos do tipo plug-in, que recarregam em fonte externa. Assim, 2023 pode ser considerado o ano que marca o início da transição mais acelerada para o carro eletrificado no País. Confira a seguir os finalistas da Trilha do Jornal do Carro no Prêmio Mobilidade Estadão 2024:
MELHOR HATCH COMPACTO
Neste ano, o Citroën C3, que foi o vencedor da última edição, encara dois adversários difíceis. De um lado, o “irmão” Peugeot 208, que recebeu um importante reforço com a chegada do motor 1.0 turboflex de 130 cv e do câmbio automático CVT, emprestados da Fiat – todas, marcas do grupo Stellantis. Só que a dupla francesa enfrenta o VW Polo, que decolou nas vendas com a chegada da linha 2024 e do inédito Polo Track, modelo de entrada que veio substituir o Gol, que saiu de linha.
MELHOR SEDÃ COMPACTO
Líder absoluto de vendas, o Chevrolet Onix Plus é o sedã a ser batido no mercado nacional, e dois rivais receberam boas atualizações. Logo no início do ano, a Volkswagen lançou o Virtus 2024 com visual renovado e mais conteúdos. Já a Nissan trouxe o Versa 2024 do México no meio do ano, também com estilo mais moderno e muita tecnologia.
MELHOR SEDÃ DE LUXO
O BMW Série 3 é o atual carro de luxo mais vendido do País e, neste ano, recebeu um belo “upgrade”, sobretudo na cabine, com duas grandes telas que o deixaram bem tecnológico. Nesta edição 2024 do Prêmio Mobilidade Estadão, o modelo encara dois conterrâneos, o Audi A3 sedã, em nova geração moderna, e o Mercedes-Benz CLA, que tem estilo cupê e também aposta na veia esportiva e no requinte a bordo.
MELHOR SUV COMPACTO
Este é o segmento mais concorrido do mercado brasileiro neste ano, e o Chevrolet Tracker, um dos finalistas desta edição, disputa pela liderança. Como adversários, o SUV feito em São Caetano do Sul (SP) enfrenta o Jeep Renegade, que subiu de nível após ganhar o motor 1.3 turboflex de 185 cv, e o Fiat Fastback, que inovou a categoria com seu estilo de cupê e a recém-lançada versão com escudo da Abarth.
MELHOR SUV MÉDIO
Dois modelos dominam as vendas da categoria em 2023, o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross. Entretanto, nos últimos meses, um SUV chinês vem se destacando nas vendas. Trata-se do Haval H6, primeiro carro da GWM no País. O SUV é vendido somente em versões híbridas e tem superado inclusive o rival da Toyota, que é feito em Sorocaba (SP) e é o único híbrido flex do mercado até hoje.
MELHOR PICAPE
Categoria que concentrou os lançamentos em 2023, as picapes desta edição representam três diferentes segmentos deste mercado que cresce. Logo no início do ano, a GM lançou a nova geração da Montana com produção em São Caetano do Sul (SP) e a mesma base do SUV Tracker. Pois a arquirrival Ford trouxe na sequência a terceira geração da Ranger, importada da Argentina. E a RAM finalmente ganhou uma picape nacional inédita, a Rampage, feita em Goiana (PE) sobre a base de Fiat Toro e dos SUVs da Jeep.
MELHOR ESPORTIVO
O mercado de carros esportivos também teve bastante movimentação em 2023. A Honda trouxe pela primeira vez ao Brasil o Civic Type R, hatch com preparação de pista, um poderoso motor 2.0 turbo a gasolina de 297 cv e câmbio manual. Já a Jaguar lançou a edição final do seu icônico F-Type, que vai sair de linha neste ano para abrir caminho para um novo esportivo elétrico. Por fim, o Porsche 911, esportivo mais famoso da marca alemã, vendeu como nunca neste ano e tem mais de 1.000 unidades. Quem leva essa?
MELHOR HÍBRIDO
O mercado de carros híbridos era pouco expressivo até 2023. Neste ano, vários modelos que combinam motores elétricos e a combustão desembarcaram no País para popularizar a tecnologia que tende a se tornar dominante no País nos próximos anos. Logo na virada do ano a Honda lançou a nova geração do Civic, que veio da Tailândia em versão eletrificada. A Volvo reformulou o XC60 Recharge, um dos mais vendidos até então. E a BYD revolucionou a categoria com o SUV Song Plus, seu primeiro híbrido plug-in com autonomia impressionante que supera os 1.000 km. Três modelos de segmentos distintos.
MELHOR ELÉTRICO
O Brasil já tem carros elétricos nas ruas desde 2019, mas foi em 2023 que os veículos a bateria (BEVs) deslancharam. Para surfar nessa onda de eletrificação, a Peugeot logo trouxe para o País o e-2008, nova geração do SUV compacto em versão 100% elétrica. Nas vendas, desde o início do ano, o destaque era o Volvo C40. Mas as vendas realmente decolaram após a chegada do BYD Dolphin EV, que veio da China no fim de junho com preço que mexeu com o mercado e fez vários concorrentes baixarem as tabelas.
CARRO DO JORNAL DO CARRO
Um elétrico, uma picape e um SUV. O principal prêmio da Trilha do Jornal do Carro não poderia representar melhor o que foi o ano de 2023 no mercado nacional. O BYD Dolphin EV chegou em junho e rapidamente se tornou um fenômeno de vendas, estabelecendo um novo patamar para os carros a bateria. O Fiat Fastback trouxe estilo e tecnologia para o segmento de SUVs. E a picape RAM Rampage mexeu com o segmento de picapes intermediárias, que está em franca expansão.
Qual dos três levará o título?
VIROU TRADIÇÃO
Desde 2006, o Jornal do Carro elege os melhores veículos à venda no Brasil. A primeira edição do Prêmio contemplava somente modelos fabricados no País. Mas, desde então, a eleição feita anualmente acompanha a evolução do mercado nacional. Assim, incorporou inovações e atualizações, bem como passou a abranger carros feitos em países vizinhos do Mercosul. E, mais tarde, incluiu todos os automóveis e comerciais leves à venda, independentemente da procedência.
PRÊMIO ESTADÃO NA VANGUARDA
Recentemente, a premiação passou a reconhecer os melhores caminhões, motocicletas e serviços ligados à mobilidade. Assim, transformou-se no Prêmio Mobilidade Estadão. Nesta 4ª edição, há os destaques do Mobilidade, Estradão, Jornal do Carro e MotoMotor, marcas do Grupo Estado. Ao mesmo tempo, quatro categorias têm júri especial, formado pelo time da redação e especialistas do mercado – como o “Carro do Jornal do Carro”.
Assim como ocorre na indústria, que no fim de cada ano lança a linha seguinte, a premiação do Grupo Estado é realizada sempre no último trimestre. Assim, os campeões de 2023 serão reconhecidos pelo Prêmio Mobilidade Estadão 2024. O evento especial de premiação terá a participação de convidados de todos os segmentos relacionados à área de mobilidade.
Os grandes vencedores deste ano serão conhecidos no dia 11 de dezembro, em evento que se realizará no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo. Para saber como se inscrever para acompanhar presencialmente ou online, acesse o link abaixo.
TRILHAS E CATEGORIAS
A edição deste ano foi dividida em 5 trilhas, somando 32 categorias. Os concorrentes de cada categoria foram selecionados pelas equipes de especialistas do Jornal do Carro, do Estradão, do MotoMotor e do caderno e portal Mobilidade, que também irão apontar os vencedores de suas respectivas trilhas. Além da escolha dos especialistas, o consumidor terá voz, pois poderá escolher os vencedores de 4 categorias por meio de voto popular.