Você está lendo...
GWM quer Haval H6 híbrido flex nacional para encarar Corolla Cross
Notícias

GWM quer Haval H6 híbrido flex nacional para encarar Corolla Cross

SUV da GWM surpreende nas vendas, e pode se beneficiar da nacionalização, adotando motor 1.5 Turboflex, mas precisa da produção nacional para tal

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

07 de set, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

GWM
Haval H6 pode ganhar 1.5 turboflex, mas depende da produção nacional para isso
Crédito:GWM/Divulgação

Os planos para tornar o carro-chefe de vendas da GWM, o Haval H6, um produto nacionalizado, seguem a todo vapor. Entretanto, uma das condições para que esse feito se tornasse possível era ter um volume de vendas significativo o suficiente, para justificar a produção do modelo na planta de Iracemápolis (SP). Em apresentação feita no último dia 5, a montadora revelou que está conversando com fornecedores nacionais, cotando peças para poder tomar a decisão definitiva.

Segundo Oswaldo Ramos, CCO da GWM no Brasil, as vendas do Haval H6 superaram as expectativas. Além disso, a matriz vê o Brasil como prioridade em seus pedidos. Contudo, a marca comemorou recentemente o faturamento de 5.100 unidades acumuladas desde abril, mesmo com os concessionários começando suas operações. Em efeito comparativo, o H6, em agosto, vendeu mais que o Toyota Corolla Hybrid, por exemplo. Os números são de 1.452 unidades para o Haval, e 1.021 unidades para o Corolla.



A marca acelerou a abertura de suas lojas, e até o final do ano, serão 50 concessionárias totalmente operacionais, e mais 32 lojas em shoppings como pontos de venda oficiais, por exemplo. Além disso, a marca abrirá 37 centros de distribuição locais, que ficarão responsáveis por receber os modelos vindos do porto de Vitória (ES), e os direcionarão para os concessionários. O faturamento dos modelos é feito diretamente pela GWM para o cliente.

Publicidade


O bom ritmo de vendas empolga, e o executivo comentou que, apesar dos planos para a nacionalização do Haval H6, isso só acontecerá após o lançamento de outros dois produtos da GWM: a picape da Poer e o SUV derivado da marca Tank. Segundo o cronograma original, um dos dois começará a ser feito em maio, e o outro em agosto. A fabricante ainda estava decidindo qual seria a ordem. 

GMW Haval H6 flex depende da produção nacional

gasolina
Motor turboflex só virá se o modelo for feito localmente (Vagner Aquino/Jornal do Carro)

Assim, a expectativa é que o Haval H6 nacional só aconteça no final de 2024, se o processo for acelerado. A produção nacional do modelo surtiria mais um efeito benéfico ao modelo, uma vez que, segundo o executivo da marca, cada modelo nacionalizado passa por estudos para receber etanol, por exemplo. Nesse caso, se o modelo for mesmo feito localmente, receberá um motor 1.5 turboflex. No entanto, a mudança só será feita em caso de produção no país, e não se estenderá caso o modelo continue sendo importado.


O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Haval H6 GT: SUV híbrido da GWM roda 1.000 km com um tanque

Deixe sua opinião