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Honda confirma novo SUV baseado no City para mercados emergentes
Mercado

Honda confirma novo SUV baseado no City para mercados emergentes

Honda vai apostar em novo SUV compacto com versões de 5 e 7 lugares para mercados emergentes, como o Brasil; modelo substituirá o atual WR-V

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

25 de ago, 2021 · 7 minutos de leitura.

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Honda SUV de 7 lugares
Honda suspende nova geração do HR-V para lançar um novo SUV de até 7 lugares
Crédito:Divulgação/Honda

Em 2015, a Honda largou na frente da arquirrival Toyota e da conterrânea Nissan ao lançar mundialmente o HR-V. Contudo, a marca japonesa parou no sucesso do SUV compacto que, atualmente, sofre com o peso do tempo. Logo depois, como opção mais acessível, a Honda lançou o WR-V, uma derivação do Fit com suspensão mais robusta. Agora, parece que a montadora entendeu as mudanças de mercado e vai criar um novo SUV sobre a base da nova geração do City.

De acordo com o Autocar Índia, a confirmação veio do vice-presidente sênior e diretor de Vendas e Marketing da Honda Cars Índia, Rajesh Goel. “Estamos desenvolvendo um SUV totalmente novo”, afirmou o executivo. O anúncio ainda ressalta que o foco principal é o país asiático e demais mercados emergentes, como o Brasil.

Honda HR-V 2023
Honda/Divulgação

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Com as especulações do novo utilitário confirmadas, não haverá uma nova geração do Honda WR-V. Ou seja, o SUV do City ocupará o seu lugar, com posicionamento abaixo do novo HR-V, que chega ao Brasil no começo de 2022. Com inspiração no protótipo “e:concept”, a nova geração do HR-V subirá de nível, e deverá ter sistema híbrido flexível com motor 1.5. Assim, brigará com modelos maiores, como o Toyota Corolla Cross.

Ou seja, o novo SUV derivado do City assumirá o papel de utilitário de entrada da marca japonesa. As apurações indicam que a nova aposta da Honda terá cerca de 4,30 metros de comprimento, bem como uma opção de até 7 lugares. Além disso, a expectativa é de que o SUV do City chegue em 2023, com produção na fábrica de Itirapina (SP).

SUVs não param de crescer

Segundo Rajesh Goel, a Honda Índia tinha os sedãs como ponto forte no país. Mas, com as novas tendências do mercado, estes modelos estão perdendo participação para os SUVs. “Até julho de 2021, a participação dos SUVs subiu até 34% aqui na Índia”, disse o executivo. No Brasil, o cenário é o mesmo. Os SUVs agora marcham para cima dos hatches e sedãs compactos, segmentos que, historicamente, têm maior volume.




Novo SUV terá base do City

Mesmo com as informações ainda escassas, o futuro SUV está sendo trabalhado com base na plataforma do City. Mas isso não é tudo. O modelo também pegará emprestado os motores do sedã, contando com o 1.5 a gasolina, e o 1.5 a diesel (lá fora). Além disso, há a versão híbrida e:HEV, que já está disponível com a carroceria hatch na Tailândia.

Sobre o tamanho, a Honda vai seguir os passos da Hyundai na Índia, ou seja, terá versões com 5 e 7 lugares. Isso com um comprimento de cerca de 4,30 de comprimento. No caso da marca sul-coreana, o novo Creta, que acaba de chegar ao Brasil, ganhou recentemente uma versão de 7 lugares na Índia, batizada de Alcazar.

Em termos de estilo, o utilitário terá inspiração no conceito Honda N7X, que foi revelado em maio deste ano, na Indonésia. As poucas imagens do SUV indicam que o visual terá elementos dos novos City hatch e sedã, especialmente na traseira, com lanternas contornadas por LEDs na parte interior, em um arremate elegante.


Novo SUV Honda
Honda/Divulgação

Conhecido por projeto 31XA, a expectativa é de que o SUV do City chegue com muitas novidades tecnológicas. A Honda registrou o nome “Elevate” na Índia, que pode ser o seu batismo.

Fabricação no Brasil

Tal como revelamos no Jornal do Carro em julho, as novas gerações do City e do HR-V serão fabricadas no Brasil. Inclusive, a estreia do SUV está prevista para o começo de 2022.


Honda
Honda/Divulgação

Mas antes do novo HR-V, a japonesa lançará a nova geração do City, que, pela primeira vez, terá as carrocerias hatch e sedã no Brasil. O compacto estreia no fim deste ano, já produzido na fábrica de Itirapina (SP). Ou seja, o novo SUV poderá ter produção nacional assim que estiver pronto. Por aqui, vai concorrer com Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e Nissan Kicks.

A mudança de estratégia da Honda, segundo Rajesh, foi acompanhada por um realinhamento de operações na Índia. Dessa forma, com a nova aposta em SUVs para mercados emergentes, o Brasil está na rota das próximas novidades da marca no segmento.


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