Você está lendo...
IPVA de carros elétricos e híbridos pode ser zerado em SP
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

IPVA de carros elétricos e híbridos pode ser zerado em SP

O governo de São Paulo pretende reduzir, ou até mesmo zerar, a cobrança de IPVA de donos de carros híbridos... leia mais

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

28 de abr, 2023 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Governador de São Paulo anunciou que pretende reduzir ou mesmo zerar imposto
Crédito:DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO

O governo de São Paulo pretende reduzir, ou até mesmo zerar, a cobrança de IPVA de donos de carros híbridos e elétricos. É o que diz o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Embora não tenha revelado detalhes, ele falou rapidamente sobre a ideia durante visita à fábrica da GWM, em Iracemápolis, no interior do Estado.

A chinesa comprou a planta onde a Mercedes-Benz produzia automóveis no Brasil. De acordo com Freitas, as medidas vão começar a valer já em 2024. Se o plano vingar, os donos de carros elétricos e híbridos registrados na capital ficarão isentos do imposto. Isso porque metade do imposto destina-se ao Estado e metade ao município. E a capital paulista já isenta os contribuintes do imposto.



GWM
GWM Haval H6 Foto: GWM/Divulgação

Publicidade


Se colocada em prática, a medida do Estado de São Paulo irá na direção contrária da proposta que vem sido defendida pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), por exemplo. As montadoras pleiteiam com o governo federal um possível aumento da carga tributária sobre carros eletrificados, com a retomada do imposto de importação.

Ainda assim, o Estado concentra boa parte do mercado de carros elétricos e híbridos, que ainda caminha a passos tímidos no País. Além disso, também concentra as principais iniciativas para a produção desse tipo de veículo.

É esperado que a redução, ou isenção, do IPVA beneficie a produção de veículos eletrificados, bem como incentive as vendas. No caso dos subcompactos, porta de entrada para o mercado de eletrificados, o desconto pode significar uma incentivo ainda maior.


O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
BYD YUAN PLUS: COMO É O SUV ELÉTRICO CHINÊS COM PREÇO DE COMPASS A DIESEL
Deixe sua opinião