Você está lendo...
Mini Vision Urbanaut é minivan do futuro para relaxar
Notícias

Mini Vision Urbanaut é minivan do futuro para relaxar

Conceito lembra a VW Kombi, mas tem o visual característico dos modelos da marca britânica, que pode ir além da produção de carros compactos; Urbanaut tem bancos móveis e cabine para relaxar

Diogo de Oliveira, special para o Estado

17 de nov, 2020 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Mini Vision Urbanaut é um estudo de minivan elétrica da marca britânica para o futuro
Crédito:Mini/Divulgação

A Mini é uma fabricante de carros, mas pode ser mais do que isso no futuro. É o que sugere o recente conceito da montadora britânica. A Vision Urbanaut é uma minivan 100% elétrica que dirige sozinha. E não é só: sua cabine é uma verdadeira sala de estar sobre rodas.

O modelo lembra bastante a Volkswagen Kombi, porém traz o característico design da marca inglesa em sua versão mais moderna. Na dianteira, a grade fechada indica a propulsão elétrica, mas também é funcional. Serve de “painel de inteligência para a condução autônoma”.

Grade fechada guarda o “cérebro eletrônico” da condução autônoma (Mini/Divulgação)

Publicidade


Já os faróis e lanternas ficam “escondidos” na carroceria e aparecem quando o veículo é acionado.

A iluminação é um ponto alto do conceito. O Urbanaut mostra uma moderna tecnologia de luzes que podem mudar de cor e reproduzir gráficos. As rodas também são iluminadas.

Minivan tem faróis e lanternas que mudam de cor e formam gráficos (Mini/Divulgação)

Até mesmo a pintura da Mini Urbanaut é diferente. O tom de verde desbota à medida que sobe na vertical. E a parte superior é toda envidraçada, lembrando o estilo “saia e blusa” da velha Kombi.

(Veja abaixo o nosso teste com outro ícone inglês, o Land Rover Defender)


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Cabine é totalmente modular e vira sala de estar sobre rodas (Mini/Divulgação)

Sala de estar móvel

Criada para proporcionar o máximo de conforto no trânsito, a minivan Urbanaut é realmente uma sala de estar a bordo. O conceito tem uma grande porta deslizante do lado direito que, segundo a montadora, conta com um “mecanismo giratório de última geração”.

Por dentro, nada no estudo lembra um automóvel tradicional. Nem mesmo há volante. O assento do motorista é móvel e pode girar para trás quando o veículo está operando em condução autônoma. Já os bancos traseiros se transformam em sofás-cama e contam até com um arco iluminado.


Painel e volante se escondem e transformam cabine em sala para relaxar (Mini/Divulgação)

O interior praticamente não traz botões, apenas uma tela multimídia redonda que fica na parte central. Um sistema chamado Mini Token oferece três configurações que liberam até fragrâncias no sistema de ventilação. São eles: Chill (para relaxar), Vibe (para festas) e Wanderlust (para dirigir).

Se estiver estacionada, a minivan permite até abrir o para-brisas para cima, transformando ainda mais o ambiente em uma extensão da casa.


Bancos traseiros também viram sofás e há até uma estante lateral (MIni/Divulgação)

A Mini não deu detalhes técnicos, uma vez que não pretende produzir o conceito. Nesse sentido, a minivan serve mais como visão de futuro. E que só acontecerá se um dia a marca inglesa, que pertence ao grupo BMW, passar a produzir outros tipos de veículos além do Mini Cooper.

Porta lateral corrediça conta com sistema criado pela marca inglesa (Mini/Divulgação)

Conceito segue tendência

Contudo, a Vision Urbanaut indica um caminho em comum com outras fabricantes: a de minivans elétricas. A Volkswagen já havia mostrado o conceito I.D. Buzz, e recentemente a Porsche mostrou a incrível Vision Renndienst. São conceitos para a “era dos carros autônomos”.



Deixe sua opinião