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Nova Ford Ranger Híbrida tem 45 km de autonomia no modo elétrico
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Nova Ford Ranger Híbrida tem 45 km de autonomia no modo elétrico

Picape média da Ford ganha versão híbrida, com direito ao motor 2.3 EcoBoost emprestado do esportivo Mustang; modelo PHEV se adianta frente às rivais

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

21 de set, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Ranger Plug-in Hybrid se adianta frente às rivais não eletrificadas
Crédito:Ford/Divulgação

A Ford anunciou na Austrália, grande mercado da marca, a nova Ranger PHEV, sua primeira versão híbrida. A produção do modelo plug-in começa oficialmente a partir do próximo ano, uma vez que o desenvolvimento já está em estado avançado. A picape média deve estar disponível para o público em 2025.

Competidora direta de modelos como a Toyota Hilux e Mitsubishi L200, o modelo híbrido passa à frente das rivais, que ainda não apresentaram ao público uma versão correspondente, por exemplo. Na Toyota, fala-se em uma versão da Hilux com adoção de um sistema elétrico de 48 volts, algo que nós já relatamos recentemente.



(Ford/Divulgação)

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Segundo a marca, o motor que equipará a picape, e também alimentará o sistema híbrido, é o 2.3 EcoBoost já utilizado no Mustang quatro cilindros. No esportivo, o motor aparece nas versões mais básicas, e entrega bons 319 cv de potência, e 49,3 mkgf de torque. Além disso, a picape será a Ranger com maior torque já feita, superando as irmãs a diesel e Raptor, graças ao motor elétrico.

Para efeito comparativo, a versão V6 Diesel tem 250 cv e 61,1 mkgf de torque. A versão Raptor, esportiva e voltada para o fora-de-estrada, tem mais potência: 397 cv, porém menos torque: 59,4 mkgf. Contudo, o conjunto mecânico do Mustang será recalibrado para a Ranger, por conta das diferenças de uso entre os modelos. Os componentes da suspensão da picape também serão substituídos por outros mais robustos. 

Ford Ranger híbrida fornecerá energia para equipamentos elétricos na caçamba

Sistema Pro-Power onboard permite ligar equipamentos elétricos à picape (Ford/Divulgação)

Entretanto, o modelo manterá a capacidade de carga em 3,5 toneladas, e terá alcance elétrico de 45 km, segundo anúncio feito pelo CEO da marca para Austrália e Nova Zelândia Andrew Birkic. Além disso, também haverá um sistema chamado “Pro-Power onboard”, que fornece energia para equipamentos elétricos ligados na caçamba. 

O artifício aparece em outros modelos comerciais da marca, como a Ford e-Transit, por exemplo. Por fim, além do sistema, também serão oferecidos na Ranger PHEV diferentes modos de condução elétrica. Ainda não se sabe se a novidade híbrida chegará a outros modelos da Ford, como o SUV Bronco ou Everest, ou mesmo na irmã de plataforma, a VW Amarok.

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Ford mostra Nova Ranger por dentro e picape é cheia de tecnologias

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