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Segredo: VW trabalha no Tiguan elétrico, que deve chegar em 2026
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Segredo: VW trabalha no Tiguan elétrico, que deve chegar em 2026

Novo Tiguan terá versão 100% elétrica feita sobre a plataforma MEB Plus, que, além de baterias de carregamento rápido, poderá ter autonomia de 700 km

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

21 de fev, 2023 · 3 minutos de leitura.

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Tiguan
Tiguan e Golf serão modelos da VW que migrarão para a era elétrica
Crédito:Volkswagen/Divulgação

O Tiguan elétrico teve a produção confirmada no fim de 2022 pelo CEO da Volkswagen, Oliver Blume. Agora, tudo indica que o novo SUV está em fase avançada de desenvolvimento. Segundo a publicação alemã Handelsblatt, a previsão é de que o modelo seja lançado em 2026. Porém, a produção na fábrica de Wolfsburg deve começar ante, em 2025.

Porém, o novo Tiguan não será apenas elétrico. Ou seja, a marca pretende lançar várias opções de sistemas de propulsão. Assim, além da versão 100% a eletricidade, haverá configuração com motor a combustão e também, híbrida plug-in. Portanto, o modelo 100% deverá ser diferente dos demais.

Tiguan
Volkswagen/Divulgação

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Assim, a expectativa é de que siga a cartilha da família ID. Ou seja, as demais versões deverão ser feitas sobre uma evolução da plataforma MEB. Por sua vez, o 100% elétrico vai usar a MEB Plus. Seja como for, a opção a eletricidade deverá ter as mesmas dimensões das com motor a combustão. Porém, a distância entre os eixos deverá ser maior. Assim, haverá maior espaço interno.

Seja como for, ainda não está claro qual será o posicionamento do novo Tiguan elétrico. Afinal, a VW já vende os SUVs eléctricos ID.4 e ID.5. Isso sem contar que uma variante crossover do ID.3 também faz parte dos planos da fabricante. Porém, ainda não há detalhes sobre esse modelo.



MEB+

Conforme já falamos, na nova geração de elétricos a VW vai utilizar a plataforma MEB+, ou MEB Plus. Trata-se de uma evolução da arquitetura utilizada atualmente em carros como ID.3, ID.4, além do ID.Buzz, nome oficial da Kombi elétrica. Segundo a empresa, essa base permite a utilização de novas baterias capazes de suportar carregamento rápido, com potência de até 200 kWh. Além disso, com elas a autonomia do carro poderá chegar a cerca de 700 km.


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