Você está lendo...
Tesla Model Y vende mais que Sandero, 208, Corsa e Clio na Europa
Mercado

Tesla Model Y vende mais que Sandero, 208, Corsa e Clio na Europa

As vendas de carros elétricos estão em alta na Europa, e o queridinho do momento é o Tesla Model Y, que somou 136.564 unidades no 1º semestre

Ana Carolina Bilatto, especial para o Jornal do Carro

01 de ago, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Tesla
Tesla Model Y supera Toyota Corolla é o carro mais vendido do mundo em 2023
Crédito:Tesla/Divulgação

As vendas de carros elétricos já superam as de modelos a diesel na Europa, conforme contamos recentemente aqui no Jornal do Carro. Entretanto, o desempenho da Tesla continua a se destacar não apenas entre os veículos a bateria, mas também no ranking geral de emplacamentos. Seja como for, o queridinho do momento é o Tesla Model Y.

Nesse sentido, o mercado europeu registrou uma alta de 18% nos emplacamentos no mês de junho. E, assim, o primeiro semestre fechou com saldo positivo. Na comparação com os primeiros meses de 2022, é nítido o crescimento e o arrefecimento da crise de semicondutores. Porém, em relação ao período anterior à pandemia, ainda há queda. Em 2023, foram 6,56 milhões de carros vendidos, enquanto, em 2019, foram 8,69 milhões de veículos.



Tesla Model Y
Tesla Model Y (Tesla/Divulgação)

Publicidade


Ranking dos elétricos

O Tesla Model Y está modificando o mercado, de acordo com dados da consultoria JATO Dynamics. Dessa forma, o crossover da Tesla já conseguiu ultrapassar modelos com grandes volumes, como o popular Dacia Sandero e o SUV Volkswagen T-Roc.

Somente no 1º semestre de 2023, foram entregues 136.564 unidades do Tesla Model Y. Cerca de 13 mil a mais que o Sandero, e 25.564 à frente do T-Roc, que não está à venda no Brasil. Também no “top 10” dos carros mais vendidos da Europa está o Peugeot 208, com 105.699 unidades em 2023. Em seguida vem Opel Corsa (105.637), Renault Clio (100.298), Toyota Yaris Cross (96.214), Fiat 500 (90.464) e o Golf (88.574). A lista fecha com o Dacia Duster (86.872).

Tesla Model Y
Tesla Model Y (Tesla/Divulgação)

Com isso, a Dacia é a única marca a ter dois modelos entre os 10 mais vendidos de 2023 no continente. Ainda assim, os números são pequenos em relação ao Tesla, com um aumento de 204% sobre o primeiro semestre de 2022.

Tesla Model Y: queridinho dos europeus

O crossover norte-americano é o carro mais vendido em países como, Dinamarca, Holanda, Noruega, Suécia e Suíça. Dessa forma, tem impressionantes 2,82% de participação no mercado europeu no 1º semestre de 2023, contra 1,53% no mesmo período de 2022.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Chevrolet Montana RS: como é a versão esportiva da picape
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.