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Toyota se une a petrolífera para desenvolver baterias de carros elétricos
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Toyota se une a petrolífera para desenvolver baterias de carros elétricos

Toyota quer produzir baterias de estado sólido, que devem equipar seus modelos elétricos até 2028; marca também quer reduzir preços dos BEVs

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

14 de out, 2023 · 4 minutos de leitura.

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toyota
Novas baterias em estado sólido da Toyota devem chegar aos modelos da marca até 2028
Crédito:Divulgação/Toyota

A Toyota vem desenvolvendo meios para não ficar para trás na produção de carros elétricos. E para atingir essa meta, a marca japonesa lançou uma inédita giga-prensa que promete baratear os custos de produção. Dessa forma, promete lançar 10 modelos movidos a baterias até 2026. Seja como for, a montadora também anunciou que vai produzir suas próprias baterias. O plano, aliás, incluí baterias de estado sólido, que deverão chegar em seus BEVs de próxima geração em 2027/2028.

Para isso, a Toyota fechou uma parceria com a empresa petrolífera Idemitsu, que já trabalha com eletrólitos sólidos há mais de 20 anos. Dessa forma, espera-se que as baterias tenham alcance de 1.000 km e possam carregar de 10% a 80% em apenas 10 minutos. O governo japonês também vai auxiliar na infraestrutura da fábrica da montadora em Teiho, que se prepara para a produção em massa de baterias.



toyota elétricos
Toyota/Reprodução

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Ao todo, o plano da parceria da Toyota com a Idemitsu envolve três fases. Na primeira, o objetivo é melhorar o design das baterias com custos mais baixos. No entanto, mantendo uma boa qualidade. Em seguida, haverá uma ala de produção e desenvolvimento para colocar as baterias nos futuros EVs da japonesa. Por fim, vem a produção em grande escala das baterias.

Toyota quer otimizar produção

Cabe lembrar que em um workshop realizado em setembro, a Toyota detalhou como planeja virar o jogo no setor de elétricos. Assim, diminuindo o tempo de produção, bem como outro fator: o preço. Para resolver a produção em massa das baterias, por exemplo, o processo de empilhamento das baterias em alta velocidade é característica chave. Bem como a alta precisão, para não danificar os componentes.

Para isso, todos os paletes que transportam e recebem as baterias na montagem se movem na mesma velocidade, com um dispositivo que impede o desalinhamento na montagem. Assim, a montadora também planeja reduzir os custos na produção das baterias.


Toyota
Toyota bz3 – Toyota/Divulgação

Seja como for, a empresa também promete resolver alguns problemas comuns nas baterias. Durante o anúncio, o CEO da Toyota, Koji Sato, mencionou que as baterias de estado sólido podem desenvolver fissuras. No entanto, a marca está investindo tempo e pesquisa para evitar a situação.

“Através de repetidas tentativas e erros, e combinando as tecnologias de materiais de ambas as empresas, fomos capazes de desenvolver um material resistente a rachaduras que demonstra alto desempenho”, disse o CEO.


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