Dentro de poucos meses, a Fiat lançará no Brasil um inédito SUV compacto produzido na fábrica de Betim, em Minas Gerais. A confirmação veio esta semana em um evento das marcas Fiat, Jeep e RAM na Argentina — todas, agora, parte do grupo Stellantis. Um dos slides da apresentação revelou o calendário de lançamentos de 2021. E lá está o “Projeto 363”.
A numeração é o codinome do utilitário esportivo criado sobre a plataforma do hatch Argo para, enfim, colocar a Fiat na disputa dos SUVs. Ainda sem nome revelado, o modelo vai, portanto, brigar com todos da categoria, o que incluí o primo Jeep Renegade, além de Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, Nissan Kicks e Volkswagen T-Cross, entre outros.
A recente saída do Ford Ecosport, que deixou de ser produzido na Bahia, vem a calhar e abre uma importante lacuna para a Fiat. O modelo da marca do oval azul vendeu 24.031 unidades em 2020 e foi apenas o 7º colocado. Entretanto, a Fiat tem uma expectativa muito maior para o seu SUV, que terá opções acessíveis e promete brigar pela liderança da categoria.
Dianteira da nova Strada
O primeiro SUV compacto da Fiat roda pelo Brasil em fase final de testes, como mostram flagras recentes. O design ainda é mantido em segredo, tanto que os protótipos estão circulando com camuflagem pesada, que cobre toda a carroceria. Contudo, as projeções do designer Kleber Silva, da K Design AG, mostram como pode ficar o visual.
Nos bastidores, relatos de quem já viu o SUV dão conta de que o modelo terá a dianteira parecida com a da nova geração da picape Strada. Já a traseira terá lanternas estreitas que invadem a tampa do porta-malas, com elementos circulares na parte externa. O estilo é bem italiano e lembra os carros da Alfa Romeo de uns anos atrás, como o Giulietta.
Por dentro, é esperado que o SUV tenha coisas em comum com o hatch Argo e com o sedã Cronos. Afinal, os três usam a plataforma MP1. Assim, irão compartilhar até partes do chassi, entre outras peças externas e de acabamento. Esse é o trunfo das plataformas modulares. Mas não é só: o utilitário vai inaugurar a era turbo para os carros nacionais da Fiat.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seMotor turbo e câmbio CVT
O SUV compacto da Fiat será o último a chegar para a disputa do segmento. Por isso, virá cheio de novidades. E uma das mais importantes é a mecânica. A Fiat está prestes a lançar sua linha de motores turbo da família Firefly. E o utilitário, portanto, se valerá da nova mecânica, que contará ainda uma inédita transmissão do tipo CVT, fornecida pela japonesa Aisin.
A expectativa é de que o SUV ofereça o inédito motor 1.0 turbo flexível de até 120 cv de potência nas versões de topo, combinado ao câmbio CVT. E nas opções de entrada, a marca deve instalar o 1.3 Firefly flex aspirado de 109 cv e 14,2 mkgf de torque, também combinado à caixa CVT, que terá engrenagem na primeira marcha, tal como no Toyota Corolla.
Os dois conjuntos equiparão as linhas Argo e Cronos no futuro.
Jeep de 7 lugares confirmado
O calendário das marcas FCA no grupo Stellantis confirma ainda a chegada de outro SUV em 2021. Trata-se do “Projeto 598”, ou, simplesmente, o novo Jeep Compass de 7 lugares. Faz alguns anos que a marca começou a desenvolver uma versão maior do Compass, com sete assentos. Pois o modelo será lançado no fim do ano, na Argentina.
Assim, a expectativa é de que o novo SUV seja lançado na mesma época no Brasil. Contudo, antes dele vem o novo Compass reestilizado, que fará a estreia do motor 1.3 turbo flex. Com quatro cilindros (um a mais que o 1.0 turbo), o 1.3 turbo será capaz de gerar até 180 cv de potência, além de um torque estimado de 29 mkgf. E fará dupla com o câmbio CVT.
Do lado da Fiat, a picape Toro receberá o novo motor 1.3 turbo logo após o lançamento do Jeep Compass 2022, tal como consta no cronograma. E não para por aí. As duas marcas terão outras novidades ao longo do ano. A picape média Jeep Gladiator fará sua estreia possivelmente no 1º semestre. E a Fiat vai lançar ainda o novo 500 elétrico.