Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

15/12/2023 - 4 minutos de leitura.

VW divulga primeira imagem do SUV elétrico que substituirá o T-Cross

Novo SUV elétrico da VW pode se chamar ID.2X e deve substituir o T-Cross na Europa; modelo tem previsão de lançamento para 2026

SUV elétrico da Volkswagen está previsto pode ser primeiro elétrico da marca feito no Brasil Crédito: Divulgação/Volkswagen

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A Volkswagen revelou um teaser do seu futuro SUV elétrico. Com o possível nome ID.2 X, o modelo usa a base no hatch conceito ID.2all. Ou seja, a arquitetura MEB-Light, que é mais simples, com tração dianteira e suspensão traseira por eixo de torção. O SUV, aliás, é uma opção elétrica frente ao T-Cross e pode substituir de vez o SUV compacto na Europa. A previsão de estreia é 2026. Dessa forma, a VW avança no plano de vender apenas carros elétricos no velho continente até 2033.

No único teaser divulgado até o momento, é possível ver que o SUV deve adotar um visual mais esportivo. Vê-se, por exemplo, as caixas de rodas avantajadas, bem como os faróis de LEDs mais finos e um leve caimento no teto na parte traseira. Além disso, há três vincos nas colunas “C”. No interior, espera-se que o utilitário elétrico ganhe central multimídia com tela de 12,9″ e um cluster 100% digital de 10,9″ similar ao de ID.4 e ID.Buzz.


Leia Mais


Volkswagen ID.2 (Volkswagen/Divulgação)
Continua depois do anúncio

A expectativa, aliás, é de que o ID.2X seja um pouco maior que o ID.2. Para se ter uma ideia, o hatch elétrico mede 4,05 metros de comprimento e 2,60 m de entre-eixos. Já o SUV terá cerca de 4,10 m de comprimento, porte parecido com o do Fiat Pulse, por exemplo, que conta com 4,09 m. Já o entre-eixos deve ficar na faixa dos 2,65 metros, tal qual o do T-Cross.

VW ID.2X deve estrear em 2026

Como o Jornal do Carro adiantou, o modelo usará uma versão mais simples da plataforma MEB. Dessa forma, a tração é apenas dianteira. Estarão disponíveis baterias com 38 kWh e 58 kWh, o que pode entregar autonomias entre 290 km a 420 km, por exemplo. Afinal, pelo tamanho, será difícil alcançar os 450 km de autonomia do ID.2all.

Projeção ID.2X (Reprodução/Autocar)

Seja como for, a marca utilizará baterias de células padrão, com química LFP de baixo custo, vindas de uma fábrica da marca que produz essas células em Sagunto, na Espanha. Os veículos, contudo, terão produção em Barcelona. Por fim, em relação ao preço, espera-se que o VW ID.2X tenha tabela inicial de 23.000 euros. Ou seja, algo em torno de R$ 124.000 na conversão direta e sem impostos.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se
Toyota Hilux SRX Plus une luxo com esportividade da GR-Sport e custa menos

Notícias relacionadas

Notícias

BYD registra jipe 4×4 híbrido com mesma base da picape Shark

Notícias

Pulse, Fastback, 2008 e Basalt: os futuros híbridos flex da Stellantis

Avaliação

Haval H6 PHEV19 se destaca pelo preço; confira

Notícias

F-Pace, primeiro SUV da Jaguar, saiu de linha com série especial

OFERTAS 0KM
A partir de R$ 164.990,00 com supervalorização de até R$ 5.000,00 no seminovo

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

De R$ 114.990,00 por R$ 106.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20S Comfort Plus 1.0 TGDI

De R$ 119.990,00 por R$ 113.990,00 OU o Taxa 0,79%, com 40% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai Creta Action 1.6

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

De R$ 154.690 por R$ 137.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai Creta Limited Safety

HB20 COMFORT PLUS 1.0 MT por R$75.990,00 com usado na troca

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 MT

VER TODAS AS OFERTAS