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VW ID.2 X: conheça o SUV elétrico que substituirá o T-Cross em 2026
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VW ID.2 X: conheça o SUV elétrico que substituirá o T-Cross em 2026

Novo SUV compacto elétrico da Volkswagen, ID.2X terá tamanho de Fiat Pulse e vai substituir o T-Cross na Europa; modelo estreia em 2026

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

03 de out, 2023 · 4 minutos de leitura.

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SUV vw
ID.2X será novo SUV compacto elétrico da VW
Crédito:Projeção ID.2X - Divulgação/Autocar

A Volkswagen é uma das montadoras tradicionais que mais tem lançado carros elétricos. A alemã já tem uma linha ampla da família ID, como a Kombi elétrica ID.Buzz e o SUV ID.4, que já está disponível por assinatura no Brasil. Recentemente, a marca apresentou o conceito ID.2all, que antecipa o Golf elétrico. Pois, além do hatch, a mesma base MEB-Light – que é mais simples, com tração dianteira e suspensão traseira por eixo de torção – dará origem a um SUV compacto a bateria, o ID.2X.

O novo utilitário possivelmente compartilhará a tecnologia de outros modelos, como o SUV de entrada da Skoda e o ID.2all, por exemplo. O SUV seria, aliás, uma opção elétrica frente ao T-Cross. Ou seja, será uma oferta mais básica na linha de eletrificados. Entretanto, segundo o site inglês Autocar, o modelo substituirá de vez o T-Cross, pelo menos no mercado europeu. Assim, vai entrar no lugar na linha de produção na Espanha, onde o T-Cross é feito



Volkswagen
Volkswagen ID.2 – Volkswagen/Divulgação

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Seja como for, a previsão de estreia do ID.2X ficou para 2026. De acordo com a marca, a decisão de colocar o SUV elétrico no lugar do T-Cross na Europa aconteceu em setembro deste ano. “Ao fazer isso, economizaremos investimentos significativos na integração de diferentes arquiteturas de veículos. Em vez disso, queremos que nossas fábricas produzam vários modelos diferentes com base técnica em uma arquitetura de veículo”, disse o chefe de produção da VW, Christian Vollmer.

Como será o SUV ID.2X?

Como o Jornal do Carro adiantou, o modelo usará uma versão reduzida da plataforma MEB. Dessa forma, a tração é apenas dianteira. Estarão disponíveis baterias com 38 kWh e 56 kWh, o que entrega ao modelo uma autonomia de 290 a 420 km, por exemplo. No entanto, a marca utilizará baterias de células padrão, com química LFP de baixo custo, vindas de uma fábrica da marca específica para produção dessas células, em Sagunto, na Espanha. Os veículos, contudo, terão produção em Barcelona.

VW ID.2
Divulgação/Volkswagen

A expectativa é de que o ID.2X seja um pouco maior que o ID.2. Para se ter uma ideia, o hatch elétrico mede 4,05 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos. Já o SUV terá cerca de 4,10 m de comprimento, porte parecido com o do Fiat Pulse, por exemplo, que conta com 4,09 m. Já o entre-eixos deve ficar na faixa dos 2,65 metros.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.