Você está lendo...
Carros com nomes diferentes em outros países
Notícias

Carros com nomes diferentes em outros países

Ka, Fit, March e Strada são só alguns modelos vendidos no Brasil com nomes diferentes em outros mercados

Redação

05 de mai, 2020 · 8 minutos de leitura.

Publicidade

nomes diferentes
FORD FIGO
Crédito:FORD

A globalização tem feito dos carros cada vez mais únicos em todo o mundo. O mesmo modelo que se vende aqui, também é encontrado em vários mercados e geralmente até com o mesmo nome. Mas, às vezes, por questões mercadológicas, de estratégia ou culturais, eles precisam de nomes diferentes para outros mercados.

Ford Ka / Ford Figo

Em sua terceira geração, pela primeira vez o Ford Ka ganhou um nome diferente em outro mercado. O modelo surgiu nos anos 90 como um subcompacto para o mercado europeu. Ele fez e ainda faz sucesso no Brasil e se tornou global na terceira e atual geração. Aqui o hatch é chamado de Ka, na Europa, era o Ka+ (saiu de linha no final de 2019). Enquanto isso, na Índia, onde também é produzido e comercializado, ele atende por Ford Figo.

Nissan March / Nissan Micra

Atualmente, além da diferença de nome entre o modelo oferecido no Brasil e o europeu, há também a de gerações. Lá o modelo deixou de ser um compacto simples e partiu para o segmento de compactos premium, disputando espaço com o Ford Fiesta da nova geração e o VW Polo. Mas nas gerações anteriores, não oferecidas aqui, o compacto já era batizado como Micra.

Publicidade


Nissan Versa / Nissan Sunny

Espaçoso, versátil, porém não muito amado no que diz respeito ao visual, o Nissan Versa é outro carro da marca japonesa com dois nomes. Se para as Américas ele é o Versa, para a Ásia ele atende por ‘Sunny’, ou ensolarado em tradução literal. O nome já era utilizado em mercados asiáticos para um modelo equivalente ao que é o Versa hoje e também já foi adotado por gerações anteriores do nosso Sentra. A nova geração do Versa já está confirmada para o Brasil e vai disputar espaço com Virtus, Cronos, entre outros.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se


HONDA

Honda Fit / Honda Jazz

O amado compacto da Honda que se confunde entre um hatch e um monovolume também é outro caso de nomes distintos. Aqui e nos Estados Unidos atende por Fit. Na Europa, o modelo é chamado de Jazz. Prestes a ganhar uma nova geração, mostrada no Japão no final de 2019, ele manterá sua característica maior: interior modular. O nome original do compacto deveria ser ‘Fitta’, mas o termo, em sueco, é uma descrição vulgar do orgão reprodutor feminino. E aí surgiram as duas variações.

Volkswagen Jetta / Volkswagen Vento

Aqui a briga é quase regional. O sedã médio da Volkswagen, batizado de Jetta para todos os mercados mundiais, em uma estratégia global, não se chama Jetta no nosso vizinho Argentina. Por lá, o três volumes atende por Vento. Esse nome já era adotado na geração anterior. Mas além disso, é importante lembrar que o Jetta já teve um terceiro nome, aqui no Brasil e em outros mercados, a Europa, que era Bora. Nos Estados Unidos ele sempre foi Jetta. O nome Vento também já foi usado em mercados da Ásia para uma versão sedã do Polo Mk5 que não tivemos por aqui.



nomes diferentes

RAM/DIVULGAÇÃO

Fiat Strada / Ram 700

Com a união do grupo Fiat-Chrysler (FCA), a empresa começou a oferecer veículos da Fiat com outro emblema em diferentes países. Seja porque a marca italiana não tem muita força, ou para posicionar os produtos destinados unicamente para o trabalho, como foi o caso da Strada. Em países da América Latina, como México, Chile e Colômbia ela faz parte da linha de trabalho da Ram e é vendida como Ram 700. A única mudança está no logotipo.

Fiat Toro / Ram 1000

A irmã ‘maior’ da Strada passou pelo mesmo projeto da picape compacta da Fiat. Nascida no Brasil na fábrica de Goiana (PE), o modelo sai de lá para os mercados da América Latina sob a alcunha de Ram 1000. Apesar de ter um aspecto mais visual que a Strada que indica uso para o lazer, ela é vendida dentro da linha de comerciais também. Ela é oferecida com os motores 1.8 a gasolina e.Torq e o 2.0 turbodiesel de 130 cv e 170 cv, respectivamente.

Nomes constrangedores

Além das mudanças comerciais, há os casos de mudanças por motivos constrangedores. Amado no Brasil e com um grandioso histórico de bom carro no fora de estrada, o Mitusibishi Pajero teve seu nome alterado em países de língua espanhola. Batizado de Montero nesses locais porque o termo pajero no espanhol é uma gíria para o ato de se masturbar.


Outro carro recente que sofreu troca de nome por causa de uma infeliz coincidência foi o Hyundai Kona. O SUV compacto criado para a Europa com design moderno e mais tecnologias que o Creta, tem um nome que em Portugal precisou mudar. Lá, a palavra cona com C, mas com a mesma sonoridade, é referente ao órgão sexual feminino. Kona com K é o nome de uma ilha nos arquipélago do Hawaii, assim como a opção usada para nomear o carro em Portugal, Kauai.

nomes diferentes
HYUNDAI
Deixe sua opinião