O presidente da Kia Brasil, José Luiz Gandini, participou nesta quarta-feira (30) da live Momento Mobilidade, do Estadão. No bate-papo (veja a íntegra abaixo), o executivo confirmou os próximos lançamentos da marca sul-coreana no País. O primeiro deles será justamente o mais importante de todos: a nova geração do SUV Kia Sportage.
O SUV está confirmado para chegar às lojas brasileiras no mês de junho em versão híbrida leve com motor 1.6 turbo. Mas não é só. Gandini confirmou toda a agenda de novos modelos, como o crossover híbrido Niro, que virá no 2º semestre posicionado acima do SUV compacto Stonic, que chegou no fim de 2021 como o híbrido mais barato do Brasil.
Já a nova geração do Sorento só chegará ao Brasil entre o fim deste ano e o início de 2023. Segundo o presidente da Kia Brasil, a escassez de chips eletrônicos e a alta demanda por carros híbridos e elétricos nos maiores mercados globais, como China e Estados Unidos, devem “atrasar” a estreia do SUV médio, que virá em versão híbrida.
Da mesma forma, o início da comercialização do elétrico EV6 vai demorar um pouco mais que o previsto. A Kia vai apresentar o crossover alimentado por baterias agora em abril, mas Gandini prevê o início das entregas para 2023 por causa dos mesmos motivos. Ou seja, escassez de semicondutores e alta demanda por veículos eletrificados no exterior.
Novo Sportage entre maio e junho
Longe do sucesso de uns anos atrás, o Kia Sportage promete voltar a se destacar no Brasil nesta 5ª geração. Além do visual mais moderno da marca, e do interior tecnológico, o utilitário terá o conjunto híbrido leve do Stonic, que une o motor 1.6 turbo GDI a gasolina (de 150 cv) a uma unidade elétrica de 48V. O câmbio é automatizado de 7 marchas.
Kia Niro chega em agosto
Logo depois do Sportage, a Kia lançará o crossover Niro no Brasil. Ele ganhou nova geração no fim de 2021 e já está homologado, mas, segundo Gandini, só chegará no mês de agosto por causa de atrasos na produção e dificuldades na logística. Diferente do Stonic, o Niro é um híbrido tradicional, como o Toyota Corolla Cross, que será seu rival. Ele tem dois motores, um elétrico de 38 cv e um 1.6 a gasolina de 105 cv. A potência combinada, segundo Gandini, é de 141 cv e o torque chega a 27 mkgf.
“Mesmo com a falta de chips e outras dificuldades, nossa previsão é de crescer pelo menos 50% nas vendas em 2022, com cerca de 7.500 carros emplacados no Brasil. É um volume ainda pequeno para a marca Kia no País, mas eu acredito muito na marca, sou representante desde 1992”, exalta José Luiz Gandini.