A Volkswagen está nos ajustes finais para o lançamento do novo Polo no Brasil. Recentemente, a marca alemã revelou detalhes dos novos faróis de LEDs do hatch compacto, mas não deu outros detalhes do modelo, que é esperado para o último trimestre deste ano. Pois o Jornal do Carro flagrou uma unidade do novo Polo em testes finais, já com menos camuflagem. Basicamente, a unidade fotografada estava com a dianteira e a traseira cobertas.
Inclusive, uma atualização: o exemplar do flagra tem detalhes que indicam ser uma mula do Polo Track, a nova versão básica do Polo que substituirá o veterano Gol logo no início de 2023. Nela, as maçanetas são pretas, assim como as capas dos espelhos retrovisores. Outro detalhe sutil são as calotas, que parecem rodas de liga leve, mas, na verdade, escondem as rodas de aço. Tal como contamos aqui no JC, o Polo Track está pronto ganhar produção em Taubaté (SP).
Entretanto, a camuflagem tem contornos que são do novo Polo 2023. Por exemplo, nas lanternas. Com a reestilização de meia vida, o VW Polo ganhará as atualizações feitas em 2021 na Europa. Entretanto, o hatch com produção na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), terá diferenças visuais. Uma delas são as lanternas, que ganharão novo desenho interno de luzes (veja abaixo), mas manterão as formas atuais. No Polo europeu, elas têm extensões que invadem a tampa traseira e deixam o desenho mais horizontal, como no Golf 8.
Novo Polo em outubro
O desenho do novo VW Polo 2023 foi revelado em julho, depois que o modelo nacional teve as patentes registradas na Argentina. No mesmo mês, duas semanas antes, a nova tabela do Programa de Etiquetagem Veicular (PBVE), do Inmetro, entregou os dados de consumo do modelo. E confirmou que o hatch terá nova versão T170 com o motor 1.0 turbo que equipava o VW Up! nacional. Com ele, o novo Polo será um dos carros mais econômicos do País.
Com os novos limites de emissões do Proconve L7, o VW Polo usará o motor 1.0 turbo flex de três cilindros que pertenceu ao Up! TSI. Mas poderá ganhar desempenho e superar os 105 cv de potência e 16,8 mkgf de torque. O câmbio será manual de cinco marchas. Com esse conjunto, o hatch vai abandonar o motor 1.0 MPI flex de até 84 cv, que ficará para o Polo Track, substituto do Gol. E não terá o 1.6 MSI flex de até 117 cv com câmbio automático.
Assim, Polo e Virtus 2023 virão na cola da linha Chevrolet Onix. Segundo o Inmetro, o hatch da Volkswagen faz até 16,5 km/l com gasolina em ciclo rodoviário. Já na cidade, faz média de 13,8 km/l. Com etanol, os consumos ficam em 11,6 km/l e 9,6 km/l, na ordem. No caso do sedã Virtus, a tabela do PBVE indica duas versões, uma manual e outra com câmbio automático de seis marchas. E o sedã rende o mesmo que o Polo no trânsito urbano.
Versão GTS terá faróis matriciais
Além do 1.0 turbo que foi do Up! TSI, que equipará as versões de entrada, o novo VW Polo 2023 terá o 1.0 turbo flex atual (T200), que desenvolve até 128 cv e 20,4 mkgf de torque. Ele continuará conectado ao câmbio automático de seis marchas. Já a esportiva GTS terá o visual do Polo GTI e promete manter o 1.4 TSI turbo (T250) de 150 cv e 25,5 mkgf de torque. Este acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e alcança velocidade máxima de 207 km/h.
Além disso, o novo Polo GTS terá faróis altos adaptativos que alcançam 170 metros. É claro que tudo tem um preço: o conjunto óptico com LEDs matriciais chega a ser mais de duas vezes mais caro, porque demanda um módulo eletrônico bem mais poderoso. Nas demais versões, o Polo 2023 vai quase dobrar o alcance da iluminação à noite. O hatch atual, com lâmpadas halógenas, ilumina 70 metros à frente. Mas, com a adoção de LEDs, iluminará até 130 metros.