A Honda revelou a 11ª geração do Accord, um dos modelos mais tradicionais da marca no mundo. Desta vez, o sedã exibe visual muito parecido com o do novo Civic, com capô longo, faróis estreitos e lanternas modernas que vão de ponta a ponta da traseira, percorrendo a tampa. Mas o sedã vai além do estilo, e aposta também em tecnologia e eletrificação.
Bem como nos traços externos, o novo Accord também vai na linha do Civic da porta para dentro. Como destaque, a tela de 12,3 polegadas da multimídia, que é a maior já instalada em um modelo da Honda. O componente inova pela ausência de botões físicos. Tem apenas botão giratório próximo ao canto inferior esquerdo da tela para controle de volume do sistema. As versões mais baratas vêm com central de 7″. Já o quadro de instrumentos é sempre digital. Mede 10,2″.
E não é só em dimensões que a tecnologia inova. Agora, o Accord recebe atualizações OTA (pelo ar) e tem software da Google integrado na configuração mais cara. Desse modo, dá para controlar os aplicativos por voz através do Google Assistente.
Na segurança, tem novo airbag de joelho para o motorista e laterais traseiros. O formato das bolsas é diferente, de acordo com a Honda, para aumentar a segurança dos ocupantes.
Todas as versões híbridas do Accord têm bancos forrados com couro. Mas apenas os mais endinheirados que comprarem a configuração de topo terão mimos extras. Nela, por exemplo, tem head-up display, bancos com refrigeração na dianteira e aquecimento na parte de trás, e carregador de smartphone sem fio.
Eletrificado
No total, o sedã japonês tem seis versões. São elas: LX, EX, Sport, EXL, Sport-L e Touring. Apenas as duas primeiras continuam com motor a comcustão (1.5 turbo de 192 cv e câmbio CVT). As demais contam com motor 2.0 de quatro cilindros e dois motores elétricos. Combinada, a potência híbrida vai a 207 cv. Já o torque chega a 34,1 mkgf. Nessa configuração, o câmbio também é CVT. Todas as variantes têm modos de condução Normal e Econ. Nos híbridos, há ainda o modo Sport e um modo Individual.
Nos Estados Unidos, o sedã executivo da marca japonesa (que pulou de 4,90 metros de comprimento para 4,97 m) estreia em 2023 com foco na versão híbrida. A montadora espera que a versão eletrificada responda pela metade das vendas.
No Brasil, o Accord também virá híbrido, mas só deve chegar em 2024. Embora a Honda não venha seguindo à risca seu cronograma de lançamentos no Brasil, a marca confirmou seus quatro lançamentos do ano que vem por aqui: virão o novo Civic híbrido, o hatch esportivo Civic Type-R (nunca vendido no Brasil), a nova geração do SUV médio CR-V e o inédito ZR-V, SUV feito sobre a base do Civic que vai disputar mercado com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Os preços do Honda Accord 2023 ainda não foram revelados. Afinal, a fabricante só colocará o carro à venda nos Estados Unidos no início de 2023.
*Colaborou Vagner Aquino