2023 está sendo marcado por diversos lançamentos importantes no mercado brasileiro de automóveis. Modelos como VW Polo Track, Chevrolet Montana, Ford Ranger, RAM Rampage, Honda Civic e Nissan Versa marcaram o primeiro semestre do ano. Entretanto, muito ainda está por vir. Por isso, o Jornal do Carro montou uma lista dos modelos esperados para o segundo semestre de 2023 no Brasil.
Fiat Strada turbo
Líder de mercado, a Fiat Strada está prestes a ganhar motor 1.0 turbo flex de até 130 cv e 20,4 mkgf de torque máximo com etanol. Com ele vem o câmbio automático CVT com simulação de 7 marchas. Trata-se do mesmo propulsor dos irmãos Fastback e Pulse.
Além disso, a rival das picapes Chevrolet Montana e Volkswagen Saveiro terá atualizações no visual. Com isso, espera-se também novidades na parte interna. Em nova geração desde 2020, a Strada 2024 deve melhorar o acabamento, e engordar a lista de equipamentos. A novidade está prevista para o mês de agosto.
Honda CR-V
A nova geração do Honda CR-V, apresentada em meados do ano passado, teve as imagens registradas no Brasil em abril. Ou seja, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Com isso, fica claro que logo o modelo chegar. Afinal, a fabricante já confirmou a vinda do SUV. Ao que tudo indica, o carro chega às lojas ainda no segundo semestre de 2023, mas sem data definida.
Seja como for, espera-se que o novo CR-V chegue apenas na versão Touring, híbrida. O conjunto inclui motor 2.0 a gasolina e dois elétricos. Segundo a marca, no total são 207 cv de potência e 34,1 mkgf de torque.
Peugeot 208 turbo
Entre os lançamentos, está a linha 2024 do Peugeot 208 no Brasil. Assim como na Strada, o modelo receberá a opção de motor 1.0 turbo flex T200, já disponível nos modelos Fiat Pulse e Fastback, por exemplo. A marca francesa ainda não deu detalhes, mas a estreia está próxima – prevista para agosto.
O motor turbo deve equipar as versões Allure, Style e Griffe. Em relação aos dados de desempenho, o conjunto deve manter os 130 cv de potência máxima com etanol e torque de 20,4 mkgf. Além disso, outra novidade no Peugeot 208 é o câmbio automático do tipo CVT, que simula sete marchas.
Volkswagen T-Cross
O novo VW T-Cross está prestes a estrear no mercado Europa. Mas, quase que simultaneamente, também será lançado no Brasil renovado. Não há data definida, mas a previsão é de que o SUV, líder da categoria no mercado nacional, chegue até o fim de 2023. O modelo, inclusive, já foi flagrado em testes por aqui, mas com bastante camuflagem.
Dentre as novidades, o T-Cross ganhará os faróis IQ.Light, disponíveis no Taos e no Polo GTS. A dianteira, por sua vez, é inspirada no SUV médio Taos. Atrás, é esperado um novo para-choque com o estilo visto no Virtus 2023.
Sob o capô, espera-se que o SUV compacto ofereça a opção com motor 170 TSI aqui no Brasil. Trata-se do 1.0 turbo flex que equipava o Up! TSI, com 116 cv de potência e 16,8 mkgf de torque máximo. Assim, a versão híbrida leve flex deve ficar para 2025.
Fiat Titano
Fiat revelou, em maio, o nome de sua picape que concorrerá no segmento de médias. A novidade vai se chamar Titano e é um dos lançamentos mais esperados no Brasil. Com ela, a Fiat busca consolidar a liderança de vendas do segmento. Afinal, a picape Strada é o carro mais vendido do Brasil. E a Toro lidera entre as intermediárias. Por ora, a marca revelou uma imagem sombreada da picape, bem como alguns detalhes do painel.
Sob o capô, a Titano deverá ter motor 2.2 turbodiesel de 204 cv e 45,9 mkgf de torque. Esse quatro cilindros está disponível no Brasil na linha de utilitários Fiat Ducato, porém, com 140 cv. Além disso, o câmbio deverá ser automático de seis velocidades e a tração, 4×4 com reduzida.
Chevrolet Silverado
Na General Motors do Brasil, o foco em 2023 é o mercado de picapes. Após o lançamento da Chevrolet Montana, a montadora está prestes a lançar a Silverado. A picape vai ser lançada no País no segundo semestre e disputar compradores com Ford F-150 e RAM 1500, por exemplo. Levando em conta que o modelo concorre no segmento de picapes grandes, deve ter preço entre R$ 450 mil e R$ 500 mil.
Importada do México, espera-se que a Silverado chegue ao Brasil nas configurações Z71 e High Country. A picape tem cabine dupla e 5,91 metros de comprimento. Bem como 3,74 m de distância entre os eixos. Sob o capô, o modelo deverá ter o mesmo motor 6.2 V8 a gasolina que equipa o Camaro. O Jornal do Carro já dirigiu (leia aqui) essa versão do utilitário. Em números, são 420 cv de potência e 63 mkgf de torque. O câmbio é automático de dez marchas e a tração é 4×4.
Renault Megane E-Tech
Tal como prometido, o novo Megane E-Tech será um dos lançamentos da Renault no Brasil no segundo semestre. E parece que o lançamento será muito breve – a princípio, estava prometido para setembro. No Brasil, será vendida a configuração topo de linha, com motor elétrico de 220 cv. A bateria (com 60 kWh de capacidade, sob o assoalho) tem energia suficiente para garantir autonomia de 337 km, informa a página da marca.
Por aqui, o Megane E-Tech vai engordar a lista de modelos elétricos da Renault, hoje, com Kwid E-Tech e Zoe. Entretanto, deve enfrentar SUVs e outros elétricos que custem entre R$ 250 mil e R$ 300 mil, como o Chevrolet Bolt.
Volkswagen Saveiro 2024
A nova Volkswagen Saveiro 2024 está prestes a chegar no Brasil. A picape apareceu em diversos flagras desde e o início do ano. Entretanto, a montadora não chegou a confirmar a data de estreia, com previsão para o segundo semestre de 2023. Detalhes de mudanças, lista de equipamentos e preço não foram revelados.
Na mecânica, nada deve mudar. Ou seja, motor 1.6 MSI 16V flexível. De acordo com a VW, a potência máxima é de 116 cv e o torque alcança 16,1 mkgf. Da mesma forma, o câmbio manual de cinco marchas deverá ser o único disponível na picapinha. Mas rumores sugerem um câmbio automático de seis velocidades para a Saveiro 2024.
Vale lembrar que, embora acumule atualizações ao longo dos anos, a VW Saveiro – principal concorrente da Fiat Strada – ainda está na terceira geração, que estreou há mais de uma década. Ou seja, a picape será o único modelo feito sobre a plataforma PQ24, que veio em 2001 com a quarta geração do Polo. A mais recente atualização no visual foi feita em 2016.
Citroën C3 Aircross
A Citroën revelou o novo C3 Aircross em abril. Na apresentação, a marca divulgou alguns pontos do modelo, que chega às lojas ainda neste ano. Entre os destaques, está a versão com sete lugares. O segundo produto do Projeto C-Cubed para o mercado brasileiro (o primeiro foi o C3, de 2022), será produzido na planta de Porto Real (RJ). O preço, por enquanto, não foi divulgado. Mas o time de executivos promete que este “será um modelo bastante competitivo”.
A gama de motores não teve detalhes revelados. Porém, sabemos que serão duas versões. Ou seja, o 1.6 EC5, com tecnologia flexível, potência de até 120 cv e torque de 15,7 mkgf pode ser uma delas. O câmbio poderá ser manual de cinco marchas ou automático de seis.
Nas versões mais caras o C3 Aircross virá com o 1.0 Turbo Flex T200, que equipa alguns carros da Fiat, como o Pulse, por exemplo. Afinal, as duas marcas fazem parte do Grupo Stellantis. Esse quatro-cilindros gera até 130 cv e 20,4 mkgf – câmbio será o automático do tipo CVT, que simula sete marchas.
Fastback Abarth
Logo depois do Pulse, o Fastback será o próximo modelo da linha “Abarth” da Fiat. Com a adaptação da divisão esportiva, espera-se um design mais agressivo para o SUV-cupê da marca italiana. A fabricante não chegou a revelar grandes detalhes sobre o modelo. Entretanto, espera-se que a mecânica seja a mesma. Ou seja, o modelo segue com o motor 1.3 turbo de 185 cv de potência e 27,5 mkgf de torque. Assim, além de alguns ajustes no visual, o SUV deve receber alterações na suspensão, direção, entre outros.
Volkswagen ID.4
Tal como contamos no Jornal do Carro, a Volkswagen vai estrear entre os veículos a bateria agora no segundo semestre, com o ID.4. Entretanto, ao contrário do que se esperava, o SUV elétrico da marca alemã não será comercializado nas lojas. O modelo ficará disponível apenas por assinatura. Pelo menos no início. Especula-se que a montadora utilize a manobra para testar o interesse do público no modelo, por exemplo.
Seja como for, o modelo conta com um pacote de baterias de 58 kWh no assoalho, o que baixa o centro de gravidade e ajuda na estabilidade. Além disso, o motor elétrico fica junto ao eixo traseiro e tem 150 kW de potência, o equivalente a 204 cv, e um torque máximo (e instantâneo) de 31,6 mkgf.
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