O grupo Stellantis apresentou recentemente os primeiros detalhes de uma nova plataforma de carros elétricos para os próximos anos. A arquitetura é estratégica e será adotada por todas as marcas do grupo, como, por exemplo, Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e RAM. Entre as características, chama a atenção o alcance de 700 km com uma carga completa.
Ou seja, autonomia para disputar mercado com a líder global Tesla, do bilionário Elon Musk. Bem como com a chinesa BYD, que é a maior fabricante de baterias do mundo com a tecnologia Blade, considerada a mais segura contra explosões.
Dessa forma, o grupo desenvolveu a plataforma STLA Medium. Além da excelente autonomia, com mais de 700 km em alguns modelos, a base terá recarga rápida das baterias e bom desempenho e eficiência energética. Ao mesmo tempo, terá acessibilidade, mas promete prazer ao dirigir. A Stellantis afirma que lançará a primeira de quatro plataformas globais para veículos elétricos a bateria (BEV) em menos de dois anos. Ou seja, a partir de 2025.
STLA Medium: como é a plataforma para elétricos da Stellantis
Ademais, a flexibilidade da STLA Medium permitirá que diversas marcas utilizem uma única plataforma para automóveis, crossovers e SUVs dos segmentos C e D. Para impulsionar a estratégia de eletrificação, o grupo instalará a base em várias fábricas pela Europa.
Atualmente, as marcas da Stellantis produzem 26 tipos de veículos nos segmentos C e D em uma variedade de plataformas. Mas, como o próprio grupo já afirmou, “até dois milhões de veículos por ano podem ser produzidos na plataforma STLA Medium”. A meta é alcançar a neutralidade de carbono até 2038.
Por fim, a plataforma representa um avanço significativo na estratégia de eletrificação do grupo. E demonstra o compromisso da empresa em fornecer veículos elétricos inovadores e eficientes para entrar na disputa por volumes de vendas cada vez maiores para os elétricos.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!