Você está lendo...
Novo Jeep Avenger, cotado para o Brasil, ganha versão híbrida 4xe
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Lançamentos

Novo Jeep Avenger, cotado para o Brasil, ganha versão híbrida 4xe

Nova versão híbrida do Jeep Avenger estreia no Salão de Genebra com tecnologia que combina conjunto híbrido-leve com dois motores elétricos

Adrielle Farias

28 de fev, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Jeep Avenger 4xe
Jeep Avenger 4xe
Crédito:Divulgação/Jee´p

A Jeep lançou a versão híbrida do irmão menor do Renegade na abertura do Salão do Automóvel em Genebra, na Suíça. O Jeep Avenger 4xe chegará ao mercado europeu em breve com motor a combustão de 136 cavalos e outros dois motores elétricos de 21 kW(o equivalente a 28,5 cv cada um) e que proporcionam tração 4×4. Mas, ao contrário das versões 4xe de Renegade e Compass, o Avenger 4xe utiliza um conjunto híbrido da antiga PSA.

O modelo, chamado de “baby Jeep”, conta com o motor 1.2 Puretech Turbo e sistema híbrido-leve (MHEV) de 48 volts que auxilia no desempenho e também alivia o motor a gasolina em alguns momentos. Assim, o sistema MHEV é a principal novidade no Avenger 4xe, que traz um câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas e-DCS6, fornecido pela Punch. O SUV traz ainda mudanças no visual, com capô e para-choques estilizados.



Jeep Avenger
Jeep/Divulgação

Publicidade


Jeep Avenger usa a plataforma CMP

Mesma base do Citroën C3 e do Peugeot 208, a plataforma CMP também serve ao Jeep Avenger 4xe – todos modelos do grupo Stellantis. Vale lembrar que o Avenger é o novo SUV de entrada da marca norte-americana, tendo em vista que é menor que o Renegade. Porém, apesar das mudanças mecânicas, a versão 4xe é bastante similar à 100% elétrica, com visual mais quadrado (típico dos utilitários da Jeep) e moderno, além de apresentar tecnologia modernas a bordo, como o multimídia com conexão sem fio com Android Auto e Apple Carplay.

Dessa forma, o plano da Jeep é oferecer uma experiência 4×4 sustentável e acessível por meio da tecnologia “power looping”. Esta assegura a tração integral independentemente do nível de carga da bateria. De acordo com a marca, o desenvolvimento do Avenger 4xe entrega “condução contínua em diferentes estradas”.

Jeep Avenger
Divulgação/Jeep

Novo SUV chega ao mercado em 2025

As encomendas para o Avenger 4xe começam na Europa até o final de 2024, com previsão de entrega das primeiras unidades no início de 2025. Contudo, ainda não há previsão de lançamento do modelo no Brasil. A Stellantis, por enquanto, está em fase de estudos. Afinal, a venda do Avenger no País exigirá a produção local para garantir volume. Assim, uma inédita versão híbrida flex do Renegade parece mais palpável, já que o SUV é feito em Goiana (PE).

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Honda CR-V: SUV chega à 6ª geração híbrido por R$ 352.900

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.