Você está lendo...
BYD terá carro elétrico de quase 1.000 cv feito com Mercedes-Benz
Notícias

BYD terá carro elétrico de quase 1.000 cv feito com Mercedes-Benz

Denza Z9 GT vai rivalizar com Zeekr 001 e Porsche Panamera; elétrico traz três motores com potência combinada de impressionantes 952 cavalos

Adrielle Farias, especial para o Jornal do Carro

17 de abr, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

denza
Denza Z9 GT
Crédito:Divulgação/MIIT
Denza Z9 GT

O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China divulgou imagens de um novo modelo topo de linha da BYD. Feito em conjunto com a Mercedes-Benz, o Denza Z9 GT chega para competir no segmento de carros elétricos de luxo e para rivalizar com Zeekr 001 e Porsche Panamera. Conforme mostram as imagens, a chinesa entrou com pedido de homologação do veículo, que teve as especificações disponibilizadas pelo governo.



Muito similar a uma perua elétrica, o SUV tem cinco assentos distribuídos em longos 5,1 metros de comprimento, 1,9 m de largura e 1,5 m de altura. Já o entre-eixos tem 3,1 metros de distância. Ademais, o carro tem teto solar panorâmico e asa traseira elétrica. A previsão é de que o novo modelo chegue às ruas no fim deste ano na China e em 2025 na Europa. Mas podemos esperar que o carro se torne global, como parte da estratégia da BYD.

O que sabemos sobre o Denza Z9

Denza Z9 GT (Divulgação/MIIT)

Publicidade


Em relação ao conjunto elétrico, o Z9 GT traz três motores com potência combinada de 710 kW, o equivalente a impressionantes 952 cavalos. O motor traseiro gera 230 kW enquanto os dois motores dianteiros somam 240 kW cada. Aliás, o carro elétrico da Denza é pesado. São cerca de 2,875 kg de peso em ordem de marcha. Outro ponto importante é a velocidade máxima, que é limitada eletronicamente em 240 km/h. Assim, ajuda a poupar bateria.

Por falar nela, a bateria é a LFP Blade, de fabricação da própria BYD, mas ainda não se sabe qual a sua capacidade. O que se sabe no momento é que o modelo terá partes externas feitas com fibra de carbono. Já a cabine ainda não teve imagens reveladas.

Parceria conjunta entre BYD e Mercedes-Benz

Denza D9 minivã
Minivã elétrica Denza D9 (Divulgação/Denza)

Como parte de uma joint venture entre BYD e Mercedes-Benz, a Denza é uma submarca que tem 50/50 de cada montadora. Contudo, a alemã reduziu sua participação em dezembro de 2021, ficando com apenas 10% da nova marca de elétricos. Desde então, a Denza já lançou três modelos: a minivan D9 e os crossovers N7 e N8, sendo o Z9 GT o quarto veículo.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
BYD Dolphin Mini elétrico tem preço de HB20, Onix e Polo turbo

Deixe sua opinião