Você está lendo...
Honda mostra HR-V elétrico e confirma CR-V que recarrega em tomadas
Mercado

Honda mostra HR-V elétrico e confirma CR-V que recarrega em tomadas

Honda mira nos carros elétricos e híbridos plug-in na Europa, onde veículos a combustão já têm prazo de validade; HR-V terá opção elétrica

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

24 de mar, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Honda
Honda HR-V elétrico atende pelo nome e:NY1 Prototype
Crédito:Honda/Divulgação

A Honda demorou a mirar o segmento de carros elétricos, mas promete entrar em breve nessa disputa. A marca japonesa revelou, na Europa, conceitos que logo chegarão ao mercado. O principal deles é a versão alimentada por baterias do novo HR-V. Além disso, para 2023, a fabricante confirmou que o novo CR-Vque teve patentes registradas. Ele vai estrear uma inédita opção plug-in na Europa. E tem o novo Civic híbrido.

A porta de entrada para o mundo zero emissões da Honda atende pelo pseudônimo e:NY1 Prototype. Esteticamente, é a nova geração do HR-V. De acordo com informações da imprensa internacional, o SUV deve ser montado sobre numa versão esticada da plataforma do Honda E. Assim, ao que tudo indica, a versão de produção não vai demorar.

Honda/Divulgação

Publicidade


Até o momento, nada foi especificado sobre mecânica e desempenho. Entretanto, acredita-se que o e:NY1 terá semelhanças com os conceitos e:NS1 e e:NP1 – revelados na China. Nesse sentido, aposta-se em uma bateria de 68,8 kWh com autonomia de até 500 km.



O Honda e:NY1, em síntese, nada mais é que a atualização do modelo chinês e:NS1. Além da grade dianteira fechada (como em todo carro elétrico), o SUV se destaca pelo nome “Honda” estampado na parte traseira, em letras garrafais. Com faróis iluminados por luzes de LEDs, o protótipo ostenta rodas de liga-leve em formato fechado, para melhorar a aerodinâmica. Por dentro, nada foi mostrado. O lançamento na Europa será em 2023.

Honda
Honda/Divulgação

Civic híbrido

Nos mercados europeus, a Honda acaba de anunciar a comercialização da nova geração do Civic. Ele faz parte do projeto de eletrificação da marca no Velho Continente. Por lá, chega na versão e:HEV. Entretanto, o sistema plug-in hybrid equipa apenas a configuração hatch – que tem mudanças no teto e nas colunas, que deixam o carro com estilo de cupê.

Com a ajuda de dois motores elétricos, o Civic conta com o propulsor 2.0 a gasolina no conjunto híbrido e:HEV. A bateria tem 72 células. O sistema gera 184 cv de potência combinada e 32,1 mkgf de torque total. A propulsão mais limpa permite ao modelo emitir menos de 110 g/km de CO2 e fazer um consumo de até 20 km/l de gasolina. Cabe ressaltar que, assim como o Accord vendido no Brasil, o sistema é capaz de alternar entre os modos elétrico, híbrido ou a combustão de forma automática.

Honda/Divulgação

HR-V no Brasil

Na Indonésia, a Honda apresentou o motor 1.5 turbo de 177 cv para o novo HR-V. O propulsor equipa a versão topo de linha RS, que apela ao visual mais esportivo, marcado por mudanças pontuais. Por ora, a Honda do Brasil ainda não fala em eletrificação da gama. Assim, a promessa é que o HR-V – confirmado para o 2º semestre, com produção em Itirapina (SP) -, chegue ao nosso mercado com este mesmo propulsor na versão topo de linha Touring. Uma opção flex, ainda inédita, não está descartada.

Honda
Honda/Divulgação

Segundo a Honda, o novo HR-V 1.5 turbo tem 177 cv e 24,4 mkgf. A transmissão automática do tipo CVT continua. A marca diz que lançará o HR-V RS nas Filipinas, Tailândia e Malásia já em abril. E que o modelo será vendido em outros mercados. Já na Europa, está descartado. Afinal, o Velho Continente logo não permitirá a venda de modelos novos a combustão devido às leis de emissões de gases mais rígidas.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião