Você está lendo...
Kawasaki apresenta cabra robótica capaz de carregar até 100 kg
Notícias

Kawasaki apresenta cabra robótica capaz de carregar até 100 kg

Chamado de Bex, a cabra robô da Kawasaki pode ser “montada” por pessoas, auxiliar idosos ou mesmo servir como transporte em fábricas

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

17 de mar, 2022 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Kawasaki
Bex, robô quadrúpede da Kawasaki, pode ser montado por uma pessoa
Crédito:Reprodução

A tecnologia vem avançando a passos largos no mundo, inclusive na indústria automobilística. Mas, será que ela tem limites? Recentemente, a Kawasaki – fabricante japonesa de motos – apresentou seu mais novo robô na Exposição Internacional de Robôs de 2022 (iREX), no Japão. Trata-se do Bex, um robô de quatro patas inspirado em uma espécie de cabra selvagem que, acredite ou não, pode servir como transporte.

O modelo foi uma criação do programa Kaleido, divisão da Kawasaki que existe desde 2015 e tem foco no desenvolvimento de robôs humanóides. De acordo com os engenheiros da marca responsáveis, o objetivo é tornar o Bex em um robô versátil e rápido, tanto para ambientes planos, quanto para terrenos íngremes e mais complexos.

”Nós nos perguntávamos se havia um meio caminho entre os robôs humanóides e com rodas. Foi então que começamos a desenvolver o Bex, um robô ambulante de quatro patas. Acreditamos que a tecnologia cultivada no desenvolvimento de robôs humanóides pode definitivamente ser aplicada a robôs ambulantes quadrúpedes”, afirmou Masayuki Soube, responsável pelo desenvolvimento da cabra robótica.

Publicidade


Reprodução

Como funciona?

No vídeo publicado no Youtube (veja abaixo), é possível ver que o robô Bex possui uma estatura grande. Assim, tem capacidade de carregar até 100 kg de carga. Entre as principais propostas está a utilização do modelo em obras ou mesmo em tarefas que exijam inspeção de forma remota. Assim, há a possibilidade de carregar facilmente uma pessoa.

No geral, o corpo do robô pode ser moldado de acordo com as necessidades. Inclusive, para parecer um outro tipo de animal. Na sua estrutura, há rodas na área dos “joelhos” que permitem movimentações parecidas com as de uma perna. Ou seja, podem dobrar e esticar, a depender do ambiente. O robô também é equipado com câmeras.


O Bex pode ser guiado de forma remota, por meio de um controle. No entanto, caso tenha um piloto, é possível mover a “cabra” com o guidão. Nele, há botões para ativar algumas funções. Por ora, não há informações sobre velocidade e desempenho.

Outros modelos

Além do robô Bex, a Kawasaki revelou um outro modelo, mas dessa vez bípede. Este robô é capaz de imitar os movimentos e comportamentos dos humanos e, dessa forma, não precisa de alguém no comando.




De acordo com a Kawasaki, a cabra robô oferece diversas aplicações. Ela poderá servir em trabalhos industriais, assim como no dia a dia. Na demonstração, o Bex aparece empurrando uma cadeira de rodas, conversando com idosos e dançando no palco.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião