Você está lendo...
Kia Tasman: inédita picape rival da Toyota Hilux estreia em breve
Notícias

Kia Tasman: inédita picape rival da Toyota Hilux estreia em breve

Tasman terá visual robusto e motor a diesel, mas poderá ganhar versões elétricas no futuro; Brasil pode estar nos planos para receber o modelo

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

10 de mar, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Kia Tasman projeção
Kia Tasman deverá ter visual quadradão, segundo projeções do designer Theottle
Crédito:Drive/Reprodução

A primeira picape da história da Kia já tem data de estreia: a fabricação da Tasman começa no fim deste ano para o lançamento no início de 2025. Rival de Toyota Hilux e Ford Ranger, o modelo já foi flagrado em testes na Coreia do Sul e na Suécia em diversas ocasiões. Também aparece em forma de silhueta no configurador do site da montadora na Austrália, onde as vendas da caminhonete estão confirmadas.

Kia Austrália/Reprodução


Foi no país da Oceania, inclusive, que a Kia divulgou um teaser sobre o futuro lançamento, no qual lendas do esporte australiano falam sobre a chegada da picape. E, apesar de o nome não ter sido confirmado, vários easter eggs aparecem na propaganda revelando que o nome realmente será Tasman. Veja abaixo.

Publicidade


Como será a Kia Tasman

Por ora, nenhuma imagem mais “limpa” do modelo apareceu em flagras, mas esboços antecipam o caminho de design que a Kia deve seguir. Usando as informações disponíveis até agora, o designer Theottle criou para o site Drive uma projeção para a Tasman antes de sua apresentação nos próximos meses. 

Alguns detalhes que podem ser notados sob a camuflagem podem ser vistos na projeção, como a dianteira quadrada, faróis verticais, grade parruda, muitos vincos no capô, caixas de rodas em formato quadrado e santantônio na traseira. Um dos destaques da imagem aliás, é a distância relevante em relação ao solo. Contudo, ainda é cedo para cravar as linhas da picape.


Outros poucos detalhes foram revelados por executivos da empresa em entrevistas. A Tasman deverá ter, a princípio, motor diesel – a aposta é o 2.2 de Sorento e Hyundai Santa Fe – e depois ganhar uma versão elétrica em um ou dois anos. A capacidade de carga será de 1 tonelada na caçamba e a de reboque, de 3,5 toneladas.

Na cabine, a Kia também mantém as informações em segredo. No entanto, não deve se distanciar tanto de outros modelos da própria marca. Assim, pode receber central multimídia e painel de instrumentos integrados. Além disso, as imagens também revelam um amplo espaço na parte de trás da cabine dupla.


Ainda há muito segredo em torno da nova caminhonete, mas o Brasil pode estar nos planos de lançamento. Isso porque a ideia da sul-coreana é ter um modelo global, pensado para todos os potenciais mercados. Como o segmento de picapes está muito aquecido, com estreias recentes e modelos que ainda vão chegar, não seria surpresa a Tasman desembarcar por aqui.

Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Toyota Hilux SRX Plus une luxo com esportividade da GR-Sport e custa menos

Kia Sportage MHEV MHEV
Oferta exclusiva

Kia Sportage MHEV MHEV

Deixe sua opinião