A Jeep lançou a versão híbrida do irmão menor do Renegade na abertura do Salão do Automóvel em Genebra, na Suíça. O Jeep Avenger 4xe chegará ao mercado europeu em breve com motor a combustão de 136 cavalos e outros dois motores elétricos de 21 kW(o equivalente a 28,5 cv cada um) e que proporcionam tração 4×4. Mas, ao contrário das versões 4xe de Renegade e Compass, o Avenger 4xe utiliza um conjunto híbrido da antiga PSA.
O modelo, chamado de “baby Jeep”, conta com o motor 1.2 Puretech Turbo e sistema híbrido-leve (MHEV) de 48 volts que auxilia no desempenho e também alivia o motor a gasolina em alguns momentos. Assim, o sistema MHEV é a principal novidade no Avenger 4xe, que traz um câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas e-DCS6, fornecido pela Punch. O SUV traz ainda mudanças no visual, com capô e para-choques estilizados.
Jeep Avenger usa a plataforma CMP
Mesma base do Citroën C3 e do Peugeot 208, a plataforma CMP também serve ao Jeep Avenger 4xe – todos modelos do grupo Stellantis. Vale lembrar que o Avenger é o novo SUV de entrada da marca norte-americana, tendo em vista que é menor que o Renegade. Porém, apesar das mudanças mecânicas, a versão 4xe é bastante similar à 100% elétrica, com visual mais quadrado (típico dos utilitários da Jeep) e moderno, além de apresentar tecnologia modernas a bordo, como o multimídia com conexão sem fio com Android Auto e Apple Carplay.
Dessa forma, o plano da Jeep é oferecer uma experiência 4×4 sustentável e acessível por meio da tecnologia “power looping”. Esta assegura a tração integral independentemente do nível de carga da bateria. De acordo com a marca, o desenvolvimento do Avenger 4xe entrega “condução contínua em diferentes estradas”.
Novo SUV chega ao mercado em 2025
As encomendas para o Avenger 4xe começam na Europa até o final de 2024, com previsão de entrega das primeiras unidades no início de 2025. Contudo, ainda não há previsão de lançamento do modelo no Brasil. A Stellantis, por enquanto, está em fase de estudos. Afinal, a venda do Avenger no País exigirá a produção local para garantir volume. Assim, uma inédita versão híbrida flex do Renegade parece mais palpável, já que o SUV é feito em Goiana (PE).
Siga o Jornal do Carro no Instagram!