Você está lendo...
Volkswagen Up! sai de linha na Argentina
Notícias

Volkswagen Up! sai de linha na Argentina

Após perder versões turbo no País e precisar se readequar por legislação, montadora tira o veículo das concessionárias

Emily Nery, para o Jornal do Carro

27 de out, 2020 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Connect
Volkswagen Up! Connect 2020
Crédito:Volkswagen/Divulgação

Há um pouco mais de um mês, a nova linha do Volkswagen Up! passou a ser oferecida somente na versão topo Xtreme. As especulações de que seria o último ano do compacto tomaram força. Eis que nesta segunda-feira (26), a montadora decretou o fim do veículo na Argentina.

De acordo com o Autoblog Argentina, o anúncio foi feito por meio de um comunicado entregue para os concessionários. “Após seis anos de experiência no País, decidimos encerrar a comercialização do Modelo Up!, Que iniciou sua comercialização em 2014 e deixa seu legado no segmento de carros compactos na Argentina.” Já em agosto, a configuração turbo Pepper Up! TSI deixou de ser produzida.

Novas regulamentações foram a gota d’agua

O principal motivo para a descontinuação do automóvel está atrelado a novas regulamentações. Desde o começo do ano, carros 0 km vendidos no Brasil e Argentina precisam vir com encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes. O hatch já possuía encosto de cabeça para o passageiro traseiro central, mas não dispunha de cinto de segurança de três pontos.

Publicidade


No Brasil, no entanto, a Volkswagen preferiu homologar o veículo para 4 ocupantes em vez de adapta-lo às novas resoluções. Já no País vizinho, a mudança foi considerada muito cara e a decisão foi de tirar o carro de linha.

O compacto foi inserido no segmento em 2014 para substituir o Gol. Entretanto foi descontinuado antes do veterano. Assim como o Brasil, o modelo já chegou com um preço mais alto que seus concorrentes e não fez sucesso nem dentro da montadora. Na conversão direta, o modelo é oferecido na Argentina a partir de R$ 81 mil.

Uma versão europeia e elétrica do Up! foi trazida à Argentina há cerca de dois meses para testar a viabilidade de comercialização. O e-Up! é de uso urbano, tem motor elétrico de 82 cavalos de potência e 21,4 mkgf. O veículo vai de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos e não passa dos 135 km/h


Up! no Brasil

No Brasil, a variante topo Xtreme sai por R$ 60.990. Até o fim de setembro, o compacto emplacou um pouco mais de 6.500 unidades e vende menos que seus concorrentes diretos Mobi, Uno, Kwid e Gol. Ele é fabricado em Taubaté (SP), planta que passará por mudanças, das quais a implementação da plataforma MQB para construir o Polo Track, configuração esportiva do hatch.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se



Deixe sua opinião