Em julho de 2021, a General Motors anunciou o lançamento de quatro modelos até o final do ano. Nesse sentido, a montadora está prestes a estrear o seu último e mais icônico produto da lista. Depois do elétrico Bolt, do SUV Equinox reestilizado e da Picape S10 na versão off-road Z71, a Chevrolet confirmou o Cruze Sport6 RS. Ou seja, será a primeira vez que o hatch terá a versão esportiva aqui no Brasil.
Como parte da reativação do investimento de R$ 10 bilhões anunciado em 2019, as quatro novidades foram reveladas e estão no processo de lançamento e/ou de pré-venda, como é o caso do novo Bolt, que estreia neste mês de setembro.
De acordo com a fabricante, o novo Cruze terá, basicamente, um “tuning de fábrica”. Ou seja, apostará no estilo, com saias, defletores e rodas maiores com um desenho mais imponente. Isso porque a linha RS (sigla de Rally Sports) identifica os carros da Chevrolet com visual mais apimentado. Embora a marca ainda não tenha divulgado imagens, o hatch ficará como o da foto principal, que foi comercializado nos Estados Unidos.
No entanto, apesar do visual distinto, importante lembrar que os modelos adaptados para essa versão especial não oferecem um “upgrade” no desempenho. Inclusive, esse foi o caso do Onix RS, que estrou a linha esportiva no mercado brasileiro em 2020 tendo como principal apelo o design apimentado.
Edição especial do Cruze
Apesar da GM não ter divulgado data específica para o lançamento, a estreia da versão será em outubro. “No Brasil, a linha RS, em breve, estará disponível também para o Cruze Sport6. Mas não vamos parar por aí, pois existe um desejo do consumidor para que este conceito seja estendido a outros modelos turbo da Chevrolet”, afirmou Hermann Mahnke, diretor-executivo de Marketing GM América do Sul.
A GM percebeu que os brasileiros estão cada dia mais interessados nas versões especiais dos carros. Por isso, a marca deixou para revelar por último a nova versão do Cruze Sport6, visto que o emblema esportivo é um dos mais cultuados, segundo a montadora. Contudo, vale lembrar que, com exceção de alguns países da América do Sul, o hatch médio já saiu de linha em vários mercados no mundo.
No entanto, é muito provável que a fabricante aproveite algumas características do Cruze RS que tinha comercialização nos Estados Unidos em 2018 e já saiu de linha. O modelo em si tinha um para-choque com um estilo diferente e rodas de 18”. Além disso, também faziam parte da remodelação faróis de neblina na horizontal, interior escurecido e pedaleiras esportivas.
Já quando o assunto é conjunto mecânico, o hatch não terá mudanças. Seguindo na linha anterior, o modelo será equipado com um 1.4 16V Turbo Flex, com potência de 153 cv e torque de 24,5 kgfm máximo a 2.000 rpm. O câmbio deverá ser o mesmo automático de seis velocidades.
Em questões de valores, caso a Chevrolet siga a mesma linha do Onix RS, é esperado que o preço do Cruze RS vá partir de R$ 140 mil.
S10 Z71
Após a crise dos chips em 2021, o único modelo que continuou em produção da GM foi a Picape S10, que acabou se tornando o seu carro-chefe. Por isso, não foi de se espantar que a montadora escolheu o Brasil para apresentar a inédita versão Z71, com uma proposta mais aventureira.
Nesse sentido, a picape vai estrear no mercado com uma preparação para o off-road, mas não apenas visual. O modelo terá suspensão elevada, pneus todo-terreno, entre outros ajustes. Além disso, terá muitos acessórios para ostentar um visual imponente, bem como receberá modificações voltadas ao 4×4, como alterações na suspensão e pneus altos e sulcados.
O lançamento oficial da picape S10 Z71 será em outubro e disputará vendas com a Toyota Hilux GR Sport.
Novo Bolt elétrico
A GM está engajada na eletrificação da marca Chevrolet e agora, no Brasil, isso ficou ainda mais claro com o lançamento da versão hatch do Chevrolet Bolt. O modelo, inclusive, vai disputar com o Fiat 500e, Nissan Leaf e Renault Zoe.
Sendo o único que está em pré-venda, a nova versão que promete uma alta tecnologia durou menos de 24 horas em estoque e teve todas as 20 unidades do primeiro lote esgotadas. Isso porque o preço ficou em salgados R$317 mil. Em questões de motorização, o hatch tem o mesmo motor elétrico de 203 cv e 36,7 mkgf de torque.
SUV Equinox 2022
Recentemente, foi divulgado pelo Jornal do Carro que o novo Chevrolet Equinox 2022 já roda em testes finais no Brasil. O SUV mexicano vem para brigar no segmento mais disputado do ano de 2021. No mercado brasileiro, o modelo chega na versão Premier equipado com o motor 1.5 turbo a gasolina, que gera 172 cv de potência e 27,8 mkgf de torque.
Nesse sentido, o novo Chevrolet Equinox estará no páreo contra o Jeep Compass T270 com motor 1.3 turbo flexível, que gera até 185 cv e 27,5 mkgf com etanol. Bem como concorrerá com o Volkswagen Taos 250 TSI, equipado com o 1.4 TSI turbo flexível de 150 cv e 25,5 mkgf. Nos três modelos, a transmissão é automática de seis marchas. Porém, o Chevrolet será o único com tração integral (AWD).
A estreia do SUV está esperada ainda para o mês de setembro. E, atualmente, o Chevrolet Equinox tem preço sugerido de R$ 187.240.