Com mudanças discretas no visual, a Porsche revelou a terceira geração do Panamera. Mas mesmo sem grandes arroubos de originalidade no design, o sedã traz boas novidades em termos de mecânica, chassi e interior.
As diferenças mais notáveis no visual estão na dianteira, com entrada de ar maior, faróis de LEDs Matrix com novo formato e para-lamas mais largos, por exemplo. De perfil, o carro mostra uma inclinação na traseira um pouco mais acentuada e o vidro traseiro perdeu a moldura.
Atrás, o Panamera traz lanternas de LEDs mais finas e para-choque redesenhado, mas mantém o aerofólio com abertura em dois estágios. Por fim, também há rodas com cores e desenhos novos.
A versão de topo Turbo E-Hybrid tem ainda algumas características próprias, como entradas de ar distintas, difusor na cor da carroceria e saídas de escapamento na cor bronze. Detalhes na dianteira, nas molduras de janelas e no para-choque traseiro têm acabamento na nova cor Turbonite, que vai identificar os modelos mais esportivos da marca.
Motores e versões do novo Porsche Panamera
A alta demanda por modelos eletrificados fez com que a Porsche ampliasse a linha do Panamera com quatro versões híbridas. Em comparação com o antecessor, todas oferecem mais potência, eficiência e autonomia. Entretanto, a montadora revelou apenas as informações técnicas da mais potente delas, a Turbo E-Hybrid – as demais serão reveladas mais à frente.
Mas voltando ao que interessa, a Turbo E-Hybrid mantém o 4.0 V8, que recebeu ajustes e trabalha em conjunto de um motor elétrico com bateria maior, de 25,9 kWh. O câmbio PDK de oito marchas também foi atualizado. Com potência combinada de 680 cv, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3 segundos e a velocidade máxima chega a 314 km/h.
Já entre as opções sem eletrificação, a configuração de entrada Panamera (tração traseira) e a intermediária Panamera 4 (tração integral) trazem o motor 2.9 V6 com atualizações para chegar aos 353 cv e 50,9 mkgf. Ou seja, 23 cv e 3,8 mkgf a mais que na geração passada. O 0 a 100 km/h é feito em 5 s e 4,7 s, respectivamente.
Interior de Cayenne
Por dentro, o estilo repete a configuração de três telas vistas recentemente no SUV Cayenne, ou mesmo no elétrico Taycan. O painel de instrumentos digital e a central multimídia podem receber uma tela opcional para o passageiro dianteiro como companhia.
Outra diferença em relação ao modelo anterior é a posição do seletor do câmbio, que aparece agora entre o volante e a central multimídia. De acordo com a Porsche, o intuito foi deixar o console central mais livre e aumentar a capacidade de armazenamento.
Além disso, há ainda carregador de celular por indução, comandos do ar-condicionado redesenhados e um novo assistente de estacionamento permite operar o veículo pelo telefone do proprietário. Em relação às medidas, o Panamera cresceu apenas 3 mm no comprimento. Dessa forma, tem 5,05 m de comprimento, 1,94 m de largura e 1,42 m de altura. A distância entre-eixos, contudo, não foi divulgada.
Vem para o Brasil?
Na Europa, o Panamera 2024 chega por 93 mil euros na opção de entrada – ou seja, aproximadamente R$ 500 mil. Produzido na Alemanha, o sedã já está confirmado para o mercado brasileiro no ano que vem. Afinal, resta saber quais versões estarão disponíveis por aqui.
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