Criadas para o trabalho, as picapes ganharam status com o passar dos anos e hoje povoam garagens de muitos motoristas que jamais levaram um saco de areia em suas caçambas. Tanto que 2023 foi basicamente o ano das picapes no Brasil, com diversos lançamentos na categoria. E desde 2021, uma picape ocupa o topo das vendas gerais de carros zero km no País, a Fiat Strada.
Ford F-150 e nova geração da Ranger, Ram Rampage, Chevrolet Silverado e nova Montana, por exemplo, chegaram às ruas brasileiras neste ano. E em 2024 teremos Fiat Titano e GWM Poer com modelos inéditos no segmento.
Dessa forma, reunimos cinco opções com até 10 anos de uso para quem quer uma caminhonete para chamar de sua. Seja para o trabalho pesado, para uma aventura no fora de estrada ou apenas para desfilar no shopping.
Picapes por faixa de preço
Antes de mais nada, é preciso pensar no modelo que mais se encaixa na sua proposta. Se é uma picape para serviços urbanos ou para fazer uma trilha, por exemplo. Assim, nossa seleção engloba desde veículos compactos a opções com motor a diesel e tração integral, nas faixas de preço que vão de até R$ 80 mil a até R$ 160 mil.
Mas, de toda forma, é muito importante analisar o histórico da caminhonete, quilometragem e estado de conservação antes de fechar negócio. Também é necessário ficar de olho na documentação para saber se está tudo em dia. Confira abaixo os modelos escolhidos.
Até 80 mil – Volkswagen Saveiro Highline 2018
Para completar abrir os trabalhos com preços até R$ 80 mil, uma boa opção é a Volkswagen Saveiro. Nesse caso, a versão escolhida é a Highline 1.6 cabine dupla, que tem média de preços de R$ 72.590, de acordo com a Tabela Fipe. Com mecânica robusta, tem manutenção em conta e é fácil de revender.
A picape é equipada com motor 1.6 aspirado de 104 cv e 15,6 mkgf com etanol e 101 cv e 15,4 mkgf com gasolina. Nessa ordem, o consumo médio fica em 8,1 km/l e 11,5 km/l. Completa o trem de força o câmbio manual de cinco marchas. O comprimento é de 4,47 m, enquanto o entre-eixos tem 2,75 m. São 580 l de capacidade na caçamba, com carga útil de 623 kg. Por fim, há itens como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos, computador de bordo e volante com ajuste de altura.
Até 100 mil – Fiat Strada Volcano 2021
A líder de vendas no mercado brasileiro não podia ficar de fora. A configuração escolhida Volcano cabine dupla 2021 tem valor aproximado de R$ 98.328. Não é preciso nem falar que sua liquidez é excelente, ainda mais em um modelo seminovo abaixo de R$ 100 mil. Também tem manutenção na média do mercado e traz boa lista de equipamentos.
Seu motor 1.3 TSI flex rende 109 cv e 14,2 mkgf com etanol e 116 cv e 13,7 mkgf com gasolina. O consumo médio é de 8,8 km/l e 12,6 km/l, respectivamente. Já o câmbio é manual de cinco marchas. Nas medidas, tem 4,48 m de comprimento e 2,74 m de entre-eixos. Na caçamba de 844 l a carga útil é de 650 kg. Câmera de ré, sensores de estacionamento traseiro, controles de tração e de estabilidade, quatro airbags, faróis de LED, ar-condicionado, direção elétrica e rodas de liga leve aro 15 fazem parte da lista de itens de série.
Até 120 mil – Ford Ranger Limited 2014
Por menos de R$ 120 mil, você já consegue levar para casa uma picape média com motor a diesel e tração 4×4 com aproximadamente 10 anos de uso. É o caso da Ford Ranger, uma das melhores picapes do segmento, que na versão Limited cabine dupla 2014 é avaliada em R$ 117.747.
Seu motor 3.2 turbodiesel rende 200 cv e 47,9 mkgf. O consumo médio é de 9,8 km/l no ciclo misto entre cidade e estrada. Nessa opção, o câmbio é automático de seis marchas com tração integral. Nas medidas, 5,35 m de comprimento e 3,22 m de entre-eixos. Leva 1.002 kg na caçamba de 1.180 l. Fazem parte da lista de itens de série seis airbags, câmera de ré, controles de tração e de estabilidade, sensores de estacionamento traseiro, controle automático de descida, ar-condicionado de duas zonas, direção hidráulica, GPS e rodas de liga leve de 17”.
Até 140 mil – Chevrolet S10 LT 2017
Outra opção um pouco mais nova, mas também equipada com motor diesel (só que com tração 4×2, nesse caso) é a Chevrolet S10. A versão LT cabine dupla, por exemplo, é avaliada em R$ 137.188. O modelo tem um conjunto mecânico razoável, baixa desvalorização e boa aceitação no mercado.
O motor dessa configuração é o 2.8 turbodiesel que entrega 200 cv de potência e 44,9 mkgf de torque. O consumo médio fica em 9,8 km/l no ciclo misto entre cidade e estrada. Já o câmbio é automático de seis marchas. Mede 5,36 m de comprimento, tem entre-eixos de 3,10 m e carrega 1.229 kg na caçamba de 1.061 l. Seus principais equipamentos são sensores de estacionamento traseiro, faróis de neblina, ar-condicionado, direção elétrica e rodas de liga leve aro 16.
Até 160 mil – Toyota Hilux Limited Edition 2015
Por fim, para fechar a lista, não podia faltar a líder de mercado entre as picapes médias – e uma das mais valorizadas no mercado de usados. A Toyota Hilux na configuração Limited 2015 com cabine dupla, tração 4×4 e motor a diesel tem preço médio de R$ 151.822.
Sob o capô está o motor 3.0 turbodiesel que entrega 171 cv e 36,7 mkgf. A média de consumo fica em 10,3 km/l. O câmbio, entretanto, é automático de cinco marchas. Em termos de medidas, tem 5,26 m de comprimento e 3,08 m de entre-eixos. Na caçamba de 1.000 l, é possível levar 1.000 kg. Entre os equipamentos, há ar-condicionado digital, trio elétrico, controles de tração e de estabilidade, central multimídia com tela de 6,1” com GPS, volante multifuncional e câmera de ré.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!