Depois da estreia do Kardian, previsto para chegar às lojas até março deste ano, a Renault prepara o lançamento de mais um SUV para o mercado brasileiro. E não, não estamos falando da nova geração do Duster, que deve ficar apenas para 2025. A marca francesa terá um utilitário esportivo de tamanho médio para concorrer na categoria do Jeep Compass.
A novidade fará parte de investimentos de R$ 2 bilhões que a Renault fará no Brasil para produzir o SUV em São José dos Pinhais (PR). Feito na plataforma CMF-B, a mesma do Kardian, o SUV médio ainda sem nome deve aparecer ainda em 2024 e estará nas concessionárias no início de 2025. Também deve ser exportado para outros países da América Latina.
O que sabemos sobre o novo SUV da Renault
Pelas imagens, é possível notar muitas semelhanças no design com o irmão menor Kardian, especialmente na dianteira. Estão lá, por exemplo, os faróis afilados, a grade estilizada e a grande entrada de ar na parte de baixo.
Entretanto, o novato terá carroceria no estilo cupê, com queda mais acentuada do teto. As lanternas também seguem o padrão no formato de “C”, mas serão mais finas e delicadas no futuro modelo. Além disso, o crossover terá dimensões maiores, com 4,40 metros de comprimento.
É possível ainda que o novo SUV herde muitas características do inédito Grand Captur, que deve estrear no mercado europeu em breve. O carro deve ser apresentado junto com a reestilização do Captur no exterior, que deve chegar ainda neste ano. Dessa forma, ficará acima do Duster, ocupando o lugar do Captur, que saiu de linha no Brasil no fim de 2023.
Sob o capô deverá estar o motor 1.3 turboflex que entrega até 170 cv, além do mesmo câmbio automatizado de seis marchas do Kardian. Como a plataforma CMF-B pode receber eletrificação, versões híbridas também devem fazer parte da gama. Até uma opção com tração 4×4 pode estar nos planos.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!