Você está lendo...
Flagra: Citroën C3X inicia testes e terá traseira de Fiat Fastback
Notícias

Flagra: Citroën C3X inicia testes e terá traseira de Fiat Fastback

Caimento da parte traseira denuncia que o novato será um SUV-cupê; modelo da Citroën vem sendo desenvolvido na Índia e compartilhará plataforma com C3 e C3 Aircross

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

21 de jul, 2023 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Citroën
Citroën C3X compartilhará plataforma e componentes com C3 e C3 Aircross; chega em 2024
Crédito:MotorBeam/Reprodução

Já tem um tempo que a Citroën promete lançar um sedã inédito no mercado brasileiro. A princípio, falava-se em um rival para Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus e companhia. Mas o tempo passou, a marca adotou nova plataforma (a CMP) e a história foi ganhando novos rumos. Agora, com o mercado de SUVs cada vez mais forte, a fabricante decidiu seguir na direção dos SUVs-cupês. Assim, o novo produto da família C-Cubed chegará bem ao estilo Fiat Fastback, entretanto, posicionado um pouco abaixo. E já tem flagra.



Batizado (ainda não oficialmente) como C3X, o novo modelo da Citroën foi descoberto pelo site MotorBeam nas ruas de Bengaluru, na Índia – país onde o modelo está sendo desenvolvido. Por lá, apareceu totalmente camuflado (veja foto, no destaque). Ainda assim, nota-se que o carro tem teto caído na parte traseira e suspensão alta.

Ainda que não dê para sacar o visual, o modelo deve seguir o design frontal dos irmãos C3 e C3 Aircross – lançado em abril e com promessa de chegada para este ano. Todos os modelos da família usam a mesma plataforma modular CMP. Há quem diga que o SUV-cupê pode se inspirar no design do C4 X, apresentado na Europa em 2022 e já com patentes registradas no Brasil.

Publicidade


citroen C4 X
Citroën C4 X foi apresentado em 2022 (Citroën/Divulgação)

Posicionamento

A ideia é que o modelo fique posicionado entre o hatch e o SUV. A ideia é não canibalizar as vendas dentro de casa. Ou seja, longe da faixa ocupada pelo primo Fiat Fastback – custa entre R$ 119.990 e R$ 160.990, de acordo com tabela enviada pela marca italiana.

Seja como for, acredita-se que o modelo conte com o motor 1.6 flex de até 120 cavalos de potência ou 1.0 turboflex, de 130 cv. O câmbio deve ser automático de seis marchas. De acordo com a imprensa internacional, o carro é esperado para meados de 2024. Sairá das linhas de produção de Porto Real (RJ).


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião