Dividindo os holofotes do mundo com o Salão de Paris (que fica com os anos pares), o Salão de Frankfurt, na Alemanha, a cada dois anos, traz novidades das marcas alemãs e também de outras montadoras ao redor do mundo. Neste ano, o evento alemão abre as portas ao público no dia 14 (sexta-feira) e vai até 22 (domingo).
Na edição de 2019 do evento bienal, o tema é New Mobility World (Mundo da Nova Mobilidade), em relação ao novos focos de mobilidade que as marcas estão buscando ou já apresentando durante o evento. Confira as principais novidades da mostra.
Audi – Da marca de Ingolstadt, os principais lançamentos são o esportivos. A marca leva as novas gerações de RS6 Avant e o RS7 Sportback para o Salão. Ela ainda guarda o inédito RS Q8 para a sua coletiva. Menos chamativa, a reestilização dos A5 e S5 também é uma das novidades.
BMW – Da alemã da Bavária, a nova geração do Série 1, que pela primeira vez tem tração dianteira, rompendo com a tradição da marca, é a maior estrela. Ao seu lado, a terceira geração do X6 que traz até a grade frontal iluminada. Da parte lúdida, a BMW mostra um X5 com blindagem para tiros de fuzil 7.62, o X5 Protection VR6 e o X6 Vantablack, com a pintura mais escura do mundo.
Honda – Os japoneses da Honda mostraram o Honda E. O compacto elétrico tem tração traseira e motor elétrico com duas opções de potência 136 ou 154 cv. O torque máximo é de 32,1 mkgf. Ele é capaz de acelerar 0 a 100 km/h em até 8 segundos e a bateria de 35,5 kWh oferece 220 km de autonomia com uma carga. O visual ficou praticamente inalterado em relação ao conceito.
Lamborghini – Os italianos do Grupo VW vem com o Sian. Ele é uma versão “anabolizada” do Aventador SVJ. Com apenas 63 unidades produzidas, será o primeiro híbrido e o Lamborghini mais potente já produzido pela marca. O motor V12 de 785 cv vem associado a um elétrico com sistema híbrido leve de 48V que rende no total 73,4 mkgf e potência combinada de 819 cv.
Land Rover – A nova geração do Defender será uma das estrelas do evento. O modelo virá pela primeira vez com eletrônica robusta que inclui o ‘Terrain Response’, sistema de tração inteligente da marca, suspensão a ar e novos motores.
Mercedes-Benz – Dos alemães de Stuttgart, a principal novidade é o GLB. O modelo já foi apresentado, mas fará sua primeira aparição oficial durante o Salão. Ele é um SUV de sete lugares produzido sobre a plataforma do Classe A. Ele terá motores 1.3 e 2.0 turbo a gasolina. Para a Europa haverá também versões a diesel. Ele está confirmado para o Brasil em 2020. A versão apimentada GLB 35 AMG de 306 cv também estará por lá, bem como os esportivos A45 AMG e CLA 45 AMG.
Mini – Os ingleses da Mini (que pertence a alemã BMW), mostraram a versão de produção do hatch elétrico, o Cooper SE EV. Ele te, 184 cv no motor elétrico e autonomia de 235 a 270 km com uma carga na bateria de íons de lítio. A carga com um cabo convencional chega a 80% em duas horas e meia ou 100% em 3 horas e 30 minutos. Com um ponto de carga rápida são 80% em apenas 35 minutos.
Porsche – A Porsche terá como estrela seu primeiro elétrico, o Taycan. O sedã elétrico chega com duas versões de potência, com nomes um tanto “diferentes”: Turbo e Turbo S. A primeira entrega 680 cv e 85,6 mkgf e a asegunda 761 cv e 101 mkgf no motor elétrico. A tração é sempre integral e o câmbio tem duas marchas. A autonomia chega a até 450 km.
Renault – Com grande antecipação, a novidade da Renault para Frankfurt será o Captur. A versão europeia do SUV é maior e ganhou mais tecnologias, como frenagem automática de emergência e uma opção híbrida plug-in, que carrega as baterias por uma tomada, e que pode rodar no modo elétrico por até 45 km.
Smart – A marca de carros pequeninos que pertence a Mercedes-Benz fez a primeira reestilização ao Smart e iniciou a nova jornada do modelo em Frankfurt. Agora ele é oferecido apenas como um modelo elétrico. Como uma antecipação à próxima geração, o trem de força ficou a cargo da Geely, enquanto o visual é uma responsabilidade da Daimler.
Volkswagen – A marca alemã aposta suas fichas na apresentação do ID.3, o primeiro carro elétrico da família ID. O modelo tem 204 cv de potência, 31,6 mkgf de torque. A velocidade máxima é de 160 km/h, segundo a VW. O pacote de baterias de íons de lítio tem 58 kWh e proporciona 420 km de autonomia com uma carga.
VEJA IMAGENS DO LAMBORGHINI SIÁN, O PRIMEIRO HÍBRIDO DA MARCA ITALIANA: