O que era uma tendência se tornou realidade. Em 2021, os SUVs já aparecem em segundo lugar nas vendas do mercado brasileiro, muito à frente dos sedãs compactos, e atrás apenas dos hatches. Segundo dados da Fenabrave, a federação das concessionárias, os utilitários somam 36,5% dos emplacamentos, ante 40,9% dos hatches e 16% dos sedãs.
Isso explica porque os principais lançamentos de 2021 serão SUVs. Vários deles inclusive são inéditos em nosso mercado. A onda de novos utilitários terá início já no mês de abril, com a chegada do Caoa Chery Tiggo 3X, uma versão atualizada do atual Tiggo 2, porém com design diferente, um novo motor 1.0 turbo e câmbio automático CVT.
O 1º semestre terá também a chegada, em maio, do Ford Bronco, segundo produto da nova fase da marca norte-americana, agora como importadora. E do Volkswagen Taos, SUV maior que o T-Cross que virá importado da Argentina. Mas antes dele, no fim de abril, a Fiat vai revelar o inédito SUV do hatch Argo, chamado ainda de Progetto 363.
Mais da metade são SUVs inéditos
O utilitário da marca italiana está previsto para chegar às lojas no início do 2º semestre, mesma época em que a Hyundai vai lançar a nova geração do Creta. E que a Volvo vai trazer o XC40 Recharge. O fim do ano ainda terá as estreias de dois SUVs: o inédito Jeep de 7 lugares, e o Exeed LX, modelo da marca de luxo da Chery, que se chamará Caoa Exeed no Brasil.
Entre os SUVs nacionais já conhecidos, dois modelos terão atualizações importantes em breve. A Jeep vai reestilizar o Compass, que ganhará motor turbo flex e até um painel novo, e a Renault vai renovar o Captur, que promoverá a estreia do motor 1.3 turbo flexível feito com a Mercedes-Benz. Confira os dez principais SUVs que estreiam em 2021.
Caoa Chery Tiggo 3X
A Caoa Chery vai lançar em abril o Tiggo 3X, um novo SUV compacto que será posicionado entre o atual Tiggo 2 e o maior Tiggo 5X. O utilitário é a versão atualizada do Tiggo 2, com design mais moderno e novo interior. O modelo também terá um conjunto mecânico inédito, formado por um motor 1.0 turbo flexível tricilíndrico e transmissão do tipo CVT.
Assim, o Tiggo 3X deverá ter preços entre R$ 75 mil e R$ 100 mil, concorrendo com aventureiros como Hyundai HB20X e Renault Stepway, até versões de entrada de SUVs como Chevrolet Tracker, Nissan Kicks e VW Nivus. Com duplo comando variável e injeção direta de combustível, o motor 1.0 turbo terá cerca de 120 cv e 19,2 mkgf de torque.
Novo Jeep Compass
Após cinco anos de mercado, sendo líder geral dos SUVs em dois deles, o Jeep Compass está prestes a mudar. O SUV feito em Goiana, Pernambuco, vai receber uma extensa reestilização em maio que vai alterar sutilmente o design externo, mas modificará o interior, com direito a Wi-Fi e uma grande multimídia. E terá o inédito motor 1.3 GSE turbo flex da Stellantis.
Mas não é só. O novo Jeep Compass contará ainda com o motor 2.0 turbo diesel recalibrado para gerar cerca de 203 cv de potência e quase 40 mkgf de torque. Este motor permanecerá combinado à transmissão automática de nove marchas e disponível nas versões 4×4, enquanto o 1.3 turbo flex vai trabalhar com o câmbio automático de seis velocidades.
Novo Renault Captur
A Renault anunciou no início de março o investimento de R$ 1,1 bilhão na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, para renovar sua gama nacional de veículos. Pois o primeiro modelo da marca a mudar será o Captur. O SUV compacto receberá uma leve reestilização em maio que vai modernizar principalmente a dianteira, com adoção de faróis full LED.
Outra novidade importante no novo Renault Captur será a mecânica. O SUV vai estrear o inédito 1.3 TCe turbo flexível. Este motor foi feito em parceria com a Mercedes-Benz e vai alçar o Captur a um novo patamar de desempenho, com potência de 163 cv e um torque de 25,5 mkgf. O 1.3 turbo virá acompanhado do novo câmbio CVT com simulação de oito marchas.
Ford Bronco
A Ford está reorganizando sua operação brasileira após anunciar, em janeiro, o fim da produção de veículos no país. Sem os antigos carros nacionais (linha Ka e Ecosport), a marca vai apenas importar veículos para cá. E o Bronco Sport será o primeiro modelo da nova safra de utilitários premium da montadora. A estreia está confirmada para o mês de maio.
Com preço inicial estimado em R$ 200 mil, o SUV médio virá importado do México em três configurações: Black Diamond, Big Bend e Wildtrak. Nos registros feitos no Brasil, o trio utiliza o mesmo motor 2.0 turbo de 248 cv e 38 mkgf de torque, além do câmbio automático de oito marchas. Voltado ao fora-de-estrada, o Bronco Sport terá tração nas quatro rodas.
Volkswagen Taos
Enfim está chegando a hora do lançamento oficial do Volkswagen Taos. A montadora alemã anunciou o seu rival para o Jeep Compass em setembro de 2020, e, desde então, vem promovendo várias ações com o SUV. Pois o Taos virá importado da Argentina entre maio e junho, com preço inicial próximo de R$ 140 mil, tal como o recém-lançado Toyota Corolla Cross.
Maior e mais refinado que o T-Cross, o Taos é menor do que o Tiguan Allspace, e um pouco mais comprido que o Compass. Um dos trunfos será o porta-malas de quase 500 litros. A mecânica terá o conhecido motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 mkgf de torque, e o câmbio automático de seis marchas. A tração será dianteira e o Taos vai apostar alto em tecnologias.
Novo Hyundai Creta
Após a pandemia da Covid-19 atrasar os planos, a Hyundai prepara para o início do 2º semestre o lançamento da nova geração do Creta. O SUV foi revelado no fim de 2019, na China, e recentemente chegou ao México. Um dos destaques da renovação do utilitário é o design de forte personalidade, que talvez não agrade a todos. Mas haverá outras boas novidades.
O Creta nacional vai adotar o motor 1.0 turbo flexível da linha HB20, com 120 cv de potência e 17,5 mkgf de torque com etanol. Os câmbios também serão os mesmos, ou seja, manual ou automático de seis marchas. É provável que ao menos uma das atuais opções de motor siga na linha 2022. Hoje, o SUV utiliza o 1.6 16V de 130 cv e o 2.0 16V de 166 cv.
Progetto Fiat 363 (SUV do Argo)
A Fiat está cada vez mais próxima de revelar o seu primeiro SUV nacional. Chamado por enquanto de “Progetto Fiat 363”, o utilitário será revelado em abril, na final do Big Brother Brasil 2021. O modelo inclusive será um dos prêmios do vencedor do reality show. Entretanto, o lançamento do inédito SUV da Fiat ocorrerá apenas no início do 2º semestre.
Feito sobre a plataforma do hatch Argo e do sedã Cronos, o SUV será o responsável por estrear o inédito 1.0 GSE turbo da Stellantis. Este motor será combinado ao novo câmbio do tipo CVT, que será outra novidade da marca italiana. A expectativa é de que o conjunto entregue potência de cerca de 130 cv, e um torque máximo entre 17 mkgf e 19 mkgf.
Volvo XC40 Recharge
A Volvo anunciou recentemente que vai fabricar apenas carros elétricos a partir de 2030. Ou seja, daqui a menos de uma década a montadora sueca não fará mais veículos com motores a diesel ou gasolina. Esta realidade ainda parece distante do Brasil. Entretanto, a marca escandinava vai começar a transição por aqui em agosto com o XC40 Recharge.
O SUV apresentado em 2019 é o primeiro Volvo totalmente elétrico. Sua mecânica reúne dois motores instalados um em cada eixo e capazes de produzir 408 cv, mesma potência das versões T8 híbridas do XC60 e do XC90. As baterias permitem rodar mais de 400 quilômetros com uma carga, e levam 40 minutos para recarregar 80% em estações de carga rápida.
Jeep de 7 lugares
No último trimestre deste ano, a Jeep vai lançar no Brasil um inédito SUV médio de sete lugares. Atualmente em fase de testes de rua, o utilitário ainda não tem nome definido. Sabe-se apenas que será produzido na fábrica de Goiana, em Pernambuco. E que nascerá da plataforma Small Wide, arquitetura dos SUVs Renegade e Compass, e da Fiat Toro.
O Jeep de 7 lugares, portanto, será maior que o Compass, mas, ainda assim, ambos vão compartilhar componentes. As portas dianteiras, por exemplo, serão as mesmas, assim como o capô e as caixas de rodas da frente. Por dentro, o painel será quase igual, com acabamento mais chique. O SUV maior também herdará o motor 2.0 turbo diesel atualizado com 203 cv.
Caoa Exeed LX
A Caoa vai lançar no fim deste ano a marca Exeed no mercado brasileiro. Trata-se da divisão de luxo da Chery na China. A montadora pretende inclusive fabricar um modelo da Exeed na unidade de Anápolis, em Goiás. E o mais cotado é o SUV LX, que utiliza a mesma plataforma dos modelos Tiggos 5X e 7, atualmente montados na fábrica do interior goiano.
A despeito do parentesco, o Caoa Exeed LX vai se diferenciar bem dos Chery. O design exterior é mais sofisticado, enquanto a cabine apresenta padrão de acabamento comparável ao de marcas premium. Já a mecânica terá o conjunto do Tiggo 8, com motor 1.6 turbo de injeção direta, 187 cv e 28 mkgf de torque, e câmbio de dupla embreagem e sete marchas.
*Veja abaixo o nosso primeiro teste com o novato Toyota Corolla Cross.