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Gol, Palio, Celta, Uno e Fiesta: relembre os carros mais vendidos no ano do Penta
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História

Gol, Palio, Celta, Uno e Fiesta: relembre os carros mais vendidos no ano do Penta

Diferente de 2022, o ano do Penta da Seleção Brasileira foi dominado pelos hatches e sedãs compactos, e não tinha SUV entre os mais vendidos

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

24 de nov, 2022 · 11 minutos de leitura.

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usados
Nova geração do iPhone tem preço equivalente a um Volkswagen Gol G3 do começo dos anos 2000
Crédito:Volkswagen/Divulgação

A Seleção Brasileira estreia nesta quinta-feira (24) na Copa do Mundo do Catar em busca do aguardado hexacampeonato. Já são 20 anos de espera pelo título mundial. E nesse tempo, o mercado brasileiro de carros mudou completamente, não só no perfil dos modelos mais vendidos, mas também em relação ao nível de tecnologia e segurança.

Para começar, em 2002, ano do Pentacampeonato da Seleção, não havia SUV no ranking dos mais vendidos. A lista era dominada por hatches e sedãs compactos, com destaque para os modelos de entrada. VW Gol, Fiat Palio, Chevrolet Celta, Fiat Uno e Ford Fiesta foram os cinco carros mais emplacados no País naquele início de século.



Abaixo, o Jornal do Carro resgata a lista dos 10 modelos mais vendidos no ano do Penta. A pesquisa tem como base as vendas de 2003 – o mais próximo feito pela Fenabrave. Naquele ano, o mercado brasileiro emplacou 1.344.722 unidades, números bem diferentes dos que vemos hoje após as consequências da pandemia da Covid-19. Seja como for, o total é menor que de 2022 no acumulado de janeiro a outubro, com 1.563.619 emplacamentos.

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Relembre os 10 carros mais vendidos em 2002*

10°) Peugeot 206: 33.139

carros mais vendidos
Divulgação/Peugeot

Começando pelo final, o 10° lugar ficou para o Peugeot 206. O modelo vinha com duas opções de motor. O primeiro era o 1.0 de 70 cv e 9,3 mkgf de torque, enquanto as versões mais caras traziam o 1.6 de 110 cv e 15 mkgf – a configuração mais vendida na época. Ao todo, ele emplacou 33 mil unidades, superando rivais como, por exemplo, o Renault Clio. Com o 206, a Peugeot conseguiu ocupar a 7ª posição no ranking das marcas, segundo a Fenabrave.

9°) Chevrolet Corsa: 34.430

Divulgação/Chevrolet

Em 9° temos o Chevrolet Corsa, que foi um divisor de águas para marca no Brasil. O sucesso foi tanto que até ditou as linhas da concorrência. Como aconteceu com o Volkswagen Gol “bolinha”. Em 2003, o compacto, no entanto, já tinha perdido um pouco da força e vendeu apenas 34,4 mil unidades.

Por aqui, ele estava à venda na segunda geração. Na variante de entrada, o motor era o 1.0 de 71 cv e 8,7 mkgf de torque. No entanto, o foco era a versão topo de linha com o 1.8 de 102 cv e 16,8 mkgf. Ambos vinham com um câmbio manual de 5 marchas. Vale dizer que a montadora também estreou o Corsa 1.8 flex por aqui. Este entregava 105/109 cv e 18,2 mkgf de torque máximo.  

8°) Toyota Corolla: 35.655

carros mais vendidos
Divulgação/Toyota

Entre os modelos dessa lista, o mais luxuoso era o Toyota Corolla. Naquela época, o sedã ocupou o 8° lugar com 35,6 mil emplacamentos. O carro-chefe da marca japonesa estava disponível em três versões, sendo elas: XLi, XEi e SE-G. Na primeira, o modelo era equipado com o motor 1.6 de 110 cv e 14,9 mkgf. Havia opção com câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro.  Já as variantes mais caras vinham com o motor 1.8, que oferecia 136 cv e 17,4 mkgf de torque. Na topo de linha, a transmissão era apenas automática. Com isso, a Toyota ocupou a 6ª posição no ranking geral de mais vendidos, com mais de 42 mil emplacamentos.

7°) Fiat Siena: 37.135

Fiat/Divulgação

A 7ª posição ficou para o Siena. O sedã tinha uma vasta lista de opções no mercado e, por isso, conseguiu emplacar 37 mil unidades. Entre as configurações estavam, por exemplo, os motores 1.0 (65 cv e 9,1 mkgf), 1.3 8V (67 cv e 11,1 mkgf), 1.6 16V (106 cv e 15,4 mkgf) e 1.8 8V (103 cv e 17 mkgf).


6°) Chevrolet Classic: 62.031

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Chevrolet/Divulgação

O Chevrolet Classic (que durou até 2016 no mercado brasileiro), antes conhecido como Corsa sedã, era concorrente direto do Fiat Siena. E, em 2003, superou o compacto da marca italiana com uma larga vantagem, de mais de 30 mil unidades. Dessa forma, o modelo da marca da gravata dourada emplacou 62 mil carros. Ele era vendido com o motor 1.0 de 70 cv e 8,7 mkgf. Mas, também tinha opção 1.6 que entregava 92 cv e 13 mkgf com opções de transmissão manual de cinco marchas ou automática de quatro.

5°) Ford Fiesta: 70.074

carros mais vendidos
Divulgação/Ford

Embora tenha perdido muito espaço com o fechamento das fábricas em 2021, a Ford representava uma grande parcela do mercado brasileiro em 2003. Naquele ano, ela foi a 4ª marca com maior participação do mercado, representando 11,21% e mais de 150 mil emplacamentos.

Muito desse sucesso era por conta do hatch Fiesta, que teve seu fim decretado pela montadora até junho de 2023. Ocupando o 5° lugar, o modelo vendeu pouco mais de 70 mil unidades. Ele vinha com três opções de motorização. A de entrada vinha com o 1.0 de 65 cv e 8,8 mkgf, já a intermediária trazia o 1.0 Supercharger de 95 cv e 12,6 mkgf. Por fim, a topo de linha trazia o motor 1.6 de 98 cv e 14,3 mkgf. Todas com câmbio manual de 5 marchas.

4°) Fiat Uno: 96.466

Divulgação/Fiat

O Uno foi um dos modelos que revolucionou a indústria no País e foi considerado o carro mais barato do Brasil durante anos. Em 2003, o hatch não apresentava grandes atualizações ou movidas, mas, mesmo assim, chegou a vender 96 mil unidades, ocupando a 4ª posição. Em relação a motorização, ele era equipado com o 1.0 Fire de 55 cv e 8,4 mkgf de torque. O câmbio, por sua vez, era o manual de cinco marchas.

3°) Chevrolet Celta: 114.690

usados
Chevrolet/Divulgação

Entrando no top 3, vemos o Chevrolet Celta com motor 1.0 VHC de 70 cv e 8,7 mkgf. Rival direto do Fiat Palio, o hatch compacto perdeu a briga no ano de 2023 após uma disputa acirrada. A diferença era de praticamente 4 mil unidades. Dessa forma, o modelo emplacou 114.690. O fato do modelo ser simples e barato chamava muita atenção do público. Afinal, essa era realmente a proposta da Chevrolet, que ocupou a 2ª posição no ranking das marcas com 24,76% de participação e 332.926 emplacamentos.


2°) Fiat Palio: 118.756

palio carros
Divulgação/Fiat

O Palio ocupou o 2° lugar com 118.756 emplacamentos em 2003. O hatch foi um dos modelos mais vendidos da Fiat no País, o que ajudou a italiana a liderar o marcado com mais de 340 mil unidades vendidas naquele ano. Dessa forma, ficou no primeiro lugar no ranking das marcas com 25,31% de participação no mercado.

Por aqui, ele era vendido por aqui em sua primeira geração e contava com uma vasta lista de motores. Entre eles, o 1.0 8V (65 cv e 9,1 mkgf), 1.3 16V Fire (80 cv e 11,9 mkgf), 1.5 MPI (77 cv e 12,4 mkgf), 1.6 16V (106 cv e 15,4 mkgf) e 1.8 8V (103 cv e 17 mkgf).


1°) Volkswagen Gol: 180.073

Usados IPVA carros
Divulgação/Volkswagen

Não foi uma surpresa quando o Volkswagen Gol ocupou o primeiro lugar do ranking de mais vendidos. Além disso, o hatch da marca alemã foi líder com uma larga vantagem em relação ao Palio, emplacando 180 mil unidades. Em 2003, o modelo estava disponível na versão G3, com o famoso formato “bolinha”, que conquistou muitos brasileiros. Ele vinha com opções de motor 1.0 (65 cv e 8 mkgf), 1.0 16V (76 cv e 9,6 mkgf) e 1.6 (92 cv e 14 mkgf). No entanto, havia diversas configurações possíveis.  

E foi neste ano que o Volkswagen Gol se aposentou, depois de 42 anos de produção. O hatch que, em 8 de maio de 1980, estreou no Brasil com a árdua missão de substituir o Fusca, saiu de linha e entrou para a história. Em seu lugar, quem chega para tentar repetir o sucesso é o Polo. O hatch nunca foi um popular, mas agora ganhou a inédita versão Track, com preço de Gol por R$ 79.990. Porém, antes de ir embora, o veterano dá o último suspiro com a série especial Last Edition.


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Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.