Você está lendo...
Novo Citroën C3 tem primeiro teaser oficial revelado antes da estreia
Lançamentos

Novo Citroën C3 tem primeiro teaser oficial revelado antes da estreia

Nova geração do Citroën C3 para países emergentes estreia nesta quinta-feira (16) e produção do compacto no Brasil começa já no fim de 2021

Diogo de Oliveira

14 de set, 2021 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Novo Citroën C3
Teaser mostra a dianteira do novo Citroën C3, que será global e estreia no Brasil no início de 2022
Crédito:Citroën/Divulgação

Para esquentar a revelação desta quinta-feira (16), a Citroën divulgou um teaser da nova geração do C3. Sem mostrar muito, a imagem exibe a dianteira do compacto e destaca o novo estilo da marca francesa, que une os faróis à grade do duplo chevron. Tal como esperado, o desenho parece idêntico ao das miniaturas indianas que entregaram o seu design.

O hatch responsável por popularizar a Citroën no Brasil vai renascer como um pequeno SUV urbano. Assim, será posicionado abaixo do atual C4 Cactus, que é o único modelo da marca à venda hoje no mercado brasileiro. Por isso mesmo, o novo Citroën C3 será de suma importância para os negócios da fabricante francesa do grupo Stellantis.

Nos planos da Citroën, há a expectativa de tornar o novo C3 um dos SUVs mais vendidos. Atualmente, essa categoria de utilitários pequenos ainda é representada por hatches aventureiros, como Hyundai HB20X e Renault Stepway. Portanto, a nova geração do C3 vem reinventar esse segmento, que tende a sucumbir ao avanço dos SUVs nos próximos anos.

Publicidade


lançamentos
Reprodução/Instagram

Nova base modular CMP

novo C3 foi feito na Índia com foco no baixo custo e com expectativa de altos volumes. Por isso, o compacto nascerá de versão mais simples da plataforma CMP, em uso por modelos europeus da marca e pelo novo 208. Assim, deverá ter preços competitivos para brigar nessa nova categoria de SUVs pequenos, que logo terá o Fiat Pulse.

Para a fábrica de Porto Real (RJ), a chegada do novo C3 vai inaugurar uma nova era com a introdução da base CMP. O pequeno SUV da Citroën será o primeiro de uma nova linha de carros das marcas da PSA. Assim, a arquitetura servirá a outro SUV de entrada com o logotipo da Peugeot. O nome 1008 é um dos possíveis batismos do modelo.


Novo Citroën C3
Novo Citroën C3 europeu inspirou design (Citroën/Divulgação)

Produção começa no fim do ano

Tal como antecipamos no Jornal do Carro, o novo C3 será feito no Brasil, a exemplo da geração anterior, que saiu de linha no início de 2021. O mini SUV sairá, portanto, da fábrica da PSA em Porto Real, onde a produção está prevista para ter início em dezembro. O nome ainda é segredo, mas a marca francesa deverá manter o batismo, bem como o sobrenome Aircross.

Assim, é esperado que o novo Citroën C3 chegue às lojas brasileiras logo no início de 2022. A expectativa é de que as vendas comecem no primeiro trimestre ou até abril. Porém, isso dependerá da estratégia que a francesa adotará em relação às versões, equipamentos e, principalmente, na escolha dos motores, que deverão ter opção do 1.0 3-cilindros da Fiat.




De início, espera-se que o novo C3 traga a mesma mecânica do Peugeot 208. Ou seja, o motor 1.6 16V flexível de até 118 cv e 15,47 mkgf, e o câmbio automático de seis marchas. Isso nas versões de topo. Na entrada, o modelo deverá oferecer o 1.0 Firefly da Fiat, com até 77cv e 10,9 mkgf de torque com etanol, e câmbio manual de cinco marchas.

Mas também é possível que o Citroën ofereça o novo 1.0 GSE turbo, da Stellantis. Este motor vai estrear no Fiat Pulse nas próximas semanas, junto com um novo câmbio CVT. A revelação do novo Citroën C3 será, portanto, nesta quinta-feira (16) em transmissão simultânea para o Brasil, a Índia e outros mercados da África, Ásia e Europa.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião